A Comissão Parlamentar de Inquérito instalada pela Câmara de Lucas do Rio Verde para apurar a compra de uma máquina pela Prefeitura Municipal formalizou pedido de documentos ao Executivo. A partir dessa documentação a CPI vai definir a lista de pessoas a serem ouvidas.
O objetivo da Comissão é investigar a compra de uma máquina trituradora em 2020. O equipamento, de R$ 550 mil, não entrou em funcionamento conforme denúncia do presidente da Câmara, Daltro Figur (Cidadania). Na ocasião, Figur chamou a máquina de ‘elefante verde’.
O presidente da CPI, vereador Wladimir Mesquita (Republicanos), disse que as informações deverão chegar em 20 dias ao Legislativo. A partir de então, os membros deverão formalizar eventuais convocações. “Buscaremos as informações para atender ao cidadão, no que se refere o dinheiro público usado para aquisição deste maquinário”, explicou.
Mesquita anunciou que se afastará das funções legislativas por 30 dias, período em que será substituído pelo primeiro suplente, Kassiano Souza (PRTB).
Apesar do afastamento, o vereador do Republicanos continuará acompanhando o trabalho das comissões de inquérito às quais faz parte. Além da CPI da máquina trituradora, Mesquita integra a CPI criada para acompanhar a recuperação da MT 449.