O piloto de aviação agrícola Comandante Antônio Carlos foi indicado para receber Moção de Aplausos por incentivar e apoiar a implantação do primeiro Programa Nacional de Crédito Fundiário do governo Bolsonaro, em Lucas do Rio Verde (MT).
A indicação da Moção de Aplausos foi feita pelo vereador Kassiano de Souza (PRTB), no mês de maio.
“É um reconhecimento pelo trabalho que o Comandante tem feito por esta cidade, em especial aos agricultores familiares. Comandante agiu diuturnamente para que se tornasse realidade em Lucas do Rio Verde um projeto que será exemplo para nosso país, ou seja, o primeiro Programa de Crédito Rural no governo Bolsonaro, graças ao esforço de muita gente e em especial do Comandante Antônio, que é um ativista dos bons costumes, da família e do homem do campo”, justificou o vereador Kassiano de Souza ao comentar sobre a Indicação.
Representando a Aviação Agrícola de Mato Grosso o piloto agrícola Comandante Antônio Carlos, participou da solenidade de entrega dos títulos de propriedade às 50 famílias contempladas com o Programa de Crédito Fundiário, ocorrido na noite do dia 18 de fevereiro de 2022.
“Nós insistimos muito, juntamente com o Sindicato, com o Aldo (ex-funcionário da Empaer) para que esse projeto saísse para Lucas do Rio Verde. Esse é o modelo de crédito fundiário que tem que existir. Os agricultores têm 25 anos para pagar, com três anos de carência. Então o agricultor vai trabalhar na terra e vai pagar o crédito com o lucro do trabalho”, comentou Comandante Antônio Carlos, reforçando que todas as propriedades possuem a documentação.
A produção provinda da Agricultura Familiar representa até 80% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros diariamente.
“Então quando você incentiva esse modelo de agricultura, você está facilitando os nossos brasileiros a terem mais alimentos em sua mesa”, reforçou Antônio Carlos.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademir Forlin, após receber as escrituras, os beneficiários do Programa de Crédito Fundiário já estão trabalhando em suas terras.
O fortalecimento da agricultura familiar e sua inserção nos mercados têm forte relação com a instituição e efetivação de políticas públicas inclusivas, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que incentivaram a produção e a comercialização e valorizaram o agricultor familiar, ao proporcionar o aumento da renda familiar.
A agricultura familiar responde por uma diversificada produção de grãos, proteínas animal e vegetal, frutas, verduras e legumes, o que a coloca como a oitava maior produtora de alimentos no mundo.