Em 8 de abril de 2024, testemunharemos um fenômeno celestial surpreendente: um eclipse solar total. Este evento astronômico, que ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, gerou um grande interesse não só pela sua beleza, mas também pelos seus possíveis efeitos nos seres humanos.
Como o eclipse solar de abril pode afetá-lo?
Embora não existam casos médicos de que um eclipse possa afetar as pessoas de forma grave, ele tem uma afetação maior a nível psicológico sem se tornar preocupante.
De acordo com estudos científicos, pode haver certos efeitos psicológicos e alterações nos ritmos internos do corpo humano se se viver um eclipse solar. De acordo com o neurocientista Mark Filippi, existe uma conexão entre as fases da Lua e quatro neurotransmissores básicos.
A frequência que a lua emana afeta a frequência da mente, tendo uma influência direta no controle das emoções, sentimentos e desejos; e estas, por sua vez, no pensamento e comportamento de cada pessoa.
Sintomas físicos durante o eclipse de abril
Além das mudanças de humor, alguns indivíduos relataram experimentar sintomas físicos durante um eclipse, como dores de cabeça, fadiga, náuseas e tonturas, o que faz sentido se considerarmos o que o sol representa para o corpo humano.
O Sol é um dador de vida e energia, e seu escurecimento no céu – mesmo por uma breve porção de tempo, como acontece em um eclipse – é um sinal de ausência. Existe uma interação entre eclipses e desvitalização, para que possamos nos sentir mais cansados, estressados ou abatidos durante um eclipse solar.
Dicas para desfrutar do eclipse solar de abril
Apesar desses possíveis efeitos, os eclipses são fenômenos naturais e fascinantes que devem ser desfrutados com segurança. Nunca é seguro olhar diretamente para o Sol, mesmo que esteja parcialmente escurecido. Ao observar um eclipse parcial, você deve usar óculos de eclipse em todos os momentos se quiser olhar para o Sol, ou usar um método indireto.