“No Brasil, a espécie mais conhecida de palmiteiro é a Euterpe edulis, que produz o palmito-juçara. Entretanto, devido ao alto valor econômico dessa palmeira, ela corre sérios riscos de extinção, nos remanescentes florestais, especialmente devido à intensa extração ilegal do palmito”, enfatizam Maurício Novaes Souza e Sebastião Venâncio Martins, autores do Livro AFE Cultivo do Palmiteiro-juçara (Euterpe Edulis Mart.) – Produção de Palmito e Restauração Florestal.
Aprenda desde o preparo das sementes até a etapa de plantio dessa magnífica espécie nativa de palmito, que pode ser produzida com fins comerciais e de restauração florestal. Preparo das sementes Os frutos do palmiteiro-juçara devem ser colhidos quando mudarem da cor verde para a violeta. Quando maduros, suas sementes são extraídas por lavagem e maceração, que removem a polpa que as reveste. Após extraídas, elas devem colocadas em peneiras para a secagem ao natural.
Cinco cachos de frutos produzem até 8 quilos de sementes de palmito-juçara. Para estimular a germinação, deve ser realizada a quebra de dormência das sementes. No processo, elas são submersas em água fria por dois dias. Também é feita a estratificação (dispostas em camadas) em areia úmida por um mês, além de escarificação mecânica (com instrumentos cortantes).
Período máximo de armazenamento
Quando na fase de maturação, as sementes do palmiteiro-juçara apresentam alto teor de umidade (até 55%), o que torna ainda mais complexo o seu armazenamento. Por esse motivo, há um período máximo de armazenamento, que se estende por seis meses (temperatura ambiente) e onze meses (câmara fria entre 5 e 10°C). Nesse último caso, a umidade relativa do ar da câmara deve ser elevada e as sementes protegidas em sacos plásticos.
Semeadura e transplante
Na semeadura, são plantadas três sementes despolpadas em local definitivo ou em sementeiras para posterior transplante (repicagem). As covas devem apresentar profundidade de 5 centímetros com uma boa distância entre elas. Se a escolha for sementeira, o melhor substrato é areia de rio para reter a umidade do solo. Normalmente, as sementes germinam aos 30 dias da semeadura. Três semanas após a germinação é feito o transplante das mudas do palmito-juçara.
Plantio das mudas
As mudas de palmiteiro-juçara, principalmente as com 3 anos de idade, não podem ser plantadas em sol direto nem em áreas muito sombreadas. Vale destacar que essa espécie de palmeira complementa perfeitamente a vegetação em floresta secundária, inclusive utilizada para reflorestamento. Os motivos são os baixos custos e a viabilidade de se desenvolver nesse ambiente por ser uma espécie nativa.