Com uma perspectiva positiva para a temporada 23/24, o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) revisou a produtividade da safra de milho em Mato Grosso. Segundo o levantamento, o rendimento da safra está previsto em 110,02 sacas por hectare, um aumento de 1,72% em relação à divulgação de maio de 2024.
Essa melhoria na expectativa está relacionada ao bom desenvolvimento das lavouras e aos rendimentos favoráveis dos primeiros talhões colhidos no estado.
No entanto, o rendimento final ainda é incerto devido a fatores como a possível incidência de pragas e doenças que podem afetar a produtividade. Em termos regionais, as áreas Médio-Norte, Oeste e Noroeste apresentaram as maiores expectativas de rendimento, com 113,08, 113,05 e 112,75 sacas por hectare, respectivamente.
A atenção agora se volta para a colheita, que está mais adiantada em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o NOAA, o estado deve enfrentar um período de estiagem, o que deve facilitar o progresso dos trabalhos a campo.