Representantes do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) participam da 7ª edição da China International Import Expo (CIIE), realizada em Xangai até o dia 10 de novembro. O evento tem relevante destaque no cenário econômico mundial e é uma forma de reafirmar o compromisso dos chineses com a abertura e liberação comercial.
Além dos representantes do Imac e do governo do estado, também estão neste grupo lideranças do setor produtivo de Mato Grosso. Com um estande montado na CIIE, o objetivo é estabelecer relações comerciais no mercado asiático e investir na abertura de novas parcerias e negócios. Durante a realização da feira, quem visitar o estande de Mato Grosso poderá provar o corte MT Steak, corte bovino que representa a carne mato-grossense e se destaca pela suculência, sabor e maciez.
“Mais uma vez, a nossa carne é destaque em uma das maiores feiras do mundo. E o mais importante é que o MT Steak é um corte bovino de animais criados em Mato Grosso e que reúne como principais atributos: qualidade, sanidade, sustentabilidade e transparência nos processos. O MT Steak é o corte que representa a cadeia de produção de carne bovina mato-grossense,” destacou o presidente do Imac, Caio Penido.
Por se tratar de um evento com foco especial em ações produtivas e inovadoras, trazendo ao público produtos de ponta, tecnologias e serviços, o CIIE se conecta perfeitamente com a proposta pretendida pelos representantes mato-grossenses. Mais do que experimentar a carne mato-grossense, os participantes podem ter mais informações sobre o potencial produtivo do estado. No estande de Mato Grosso, além da degustação de carne bovina, são feitas apresentações diárias do programa Invista em Mato Grosso com o tema: “O lugar que preserva e produz mais alimentos do mundo”. Também está previsto o lançamento do catálogo de exportadores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso e presidente do Conselho Deliberativo do Imac, César Miranda, que lidera a delegação mato-grossense, destaca que a China tem sido um dos principais parceiros comerciais do Estado. “Temos trabalhado a internacionalização de Mato Grosso na totalidade. A China é um dos nossos principais importadores, temos uma forte relação comercial com este país. Entendemos que as possibilidades são enormes para o Estado e, por isso, participamos mais uma vez da CIIE”, afirmou.
CIIE – cada edição da CIIE traz resultados expressivos. Segundo o Ministério do Comércio da China, as seis edições anteriores exibiram mais de 350 mil produtos e geraram US$ 420 bilhões em transações pretendidas. Neste ano de 2024, a CIIE conta com a participação de centenas de empresas, além de líderes setoriais.