Exportações de soja caem em janeiro, mas expectativa para 2025 segue otimista

Fonte: CenarioMT

(Foto: Site Logistica/Ivan Bueno Porto Paranagua)

As exportações brasileiras de soja somaram 1,07 milhão de toneladas em janeiro de 2025, uma redução de 62,43% em relação ao mesmo mês de 2024 e de 29,37% na comparação com a média dos últimos cinco anos para o período. O recuo se deve, principalmente, à menor disponibilidade da oleaginosa no mercado, reflexo do atraso na colheita, conforme apontado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Mato Grosso, maior produtor nacional, contribuiu com 14,78% do total exportado pelo Brasil, enviando 158,57 mil toneladas ao exterior. Esse volume representa uma queda de 63,26% em relação a janeiro de 2024 e de 44,71% na comparação com a média dos últimos cinco anos. A China, principal destino da soja mato-grossense, adquiriu 38,85% das exportações do estado no mês, somando 61,60 mil toneladas, volume 43,82% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado.

[Continua depois da Publicidade]

Apesar da retração inicial, há grande expectativa de que os embarques da soja brasileira alcancem um recorde ao longo de 2025. As projeções indicam que Mato Grosso terá a maior safra da história, o que pode impulsionar os volumes exportados nos próximos meses.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .