Etapa milho do CTECNO Parecis ocorre na próxima quarta-feira (16.04)

A visita técnica terá como foco o manejo das culturas de segunda safra e a abordará assuntos como a Ecofisiologia do Milho

Fonte: Assessoria

984e79ed 8d77 4640 b71b df29e7ad7f7f

O dia de campo do Centro Tecnológico (CTECNO) Parecis, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), será realizado na próxima quarta-feira, 16 de abril. A etapa milho abordará sobre adubação nitrogenada, variedades de híbridos de milho e contará com a presença do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Alencar Zanon, que tratará sobre a Ecofisiologia da Cultura do Milho.

Com 86 hectares dedicados à pesquisa, o CTECNO Parecis se consolidou como um dos maiores centros de pesquisa independentes. Criado há nove anos, seus resultados proporcionam embasamento técnico aos produtores e, que ao visualizarem as técnicas de manejo utilizadas dentro das estações de pesquisa, auxiliam na tomada de decisões.

Nesta edição, os participantes poderão verificar na vitrine 40 híbridos de milho que foram semeados em duas épocas, no fim de janeiro e meados de fevereiro, e em dois ambientes de produção, sendo um em solo de textura média, com 32% de argila, e outro de textura arenosa, com 10%.

De acordo com o vice-presidente sul e coordenador da Comissão de Defesa Agrícola da entidade, Fernando Ferri, é uma oportunidade de os produtores verem na prática, de forma imparcial, quais tecnologias têm tido um desempenho melhor na lavoura. “A gente agora está com 40 híbridos de milho plantados, em duas épocas, onde o produtor vai poder avaliar os principais híbridos do mercado quanto a sua dinâmica com adubação nitrogenada, que a gente tem testes de diferentes etapas de aplicação e dosagens, onde o produtor vai poder ver o melhor manejo que encaixa na sua realidade e na sua propriedade”, ressalta.

A pesquisadora do CTECNO Parecis, Daniela Facco, destaca os principais temas que serão abordados durante a visita técnica. “Nesse ano, para o dia de campo, a gente vai estar falando sobre a rentabilidade dos sistemas de produção, como que o ambiente de produção influencia no comportamento das culturas. Além disso, vamos falar sobre o uso de microrganismos como estratégia para melhorar a eficiência da adubação nitrogenada do milho e, também, teremos como novidade a participação do professor Alencar Zanon, falando sobre Ecofisiologia do Milho”, afirma.

Por meio dos seus Centros de Pesquisas, a Aprosoja Mato Grosso tem intensificado esforços para aumentar a produtividade e a sustentabilidade das propriedades de seus associados.

A visita técnica será realizada no dia 16 de abril, a partir das 7h, na área do CTECNO Parecis, localizado na Rodovia MT 488, anexo a Fazenda Vô Arnoldo – Agroluz, na cidade de Campo Novo do Parecis. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Aprosoja.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT