Como plantar coentro em casa? Veja

Fonte: CenárioMT

O coentro é uma planta aromática rica em compostos fenólicos, como carotenoides, taninos, flavonoides e saponinas que promovem benefícios para a saúde, como controle dos níveis de colesterol e glicose no sangue, evitando doenças como infarto e diabetes.

Além disso, o coentro tem altas quantidades de potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina, controlando a pressão alta. As folhas e sementes de coentro podem ser encontradas em supermercados e feiras, sendo usadas como tempero em saladas, massas, ensopados, sucos, chás e como base para o tempero curry.

Plantio e tratos com o cultivo

Imagem do WhatsApp de 2024 10 10 as 16.49.30 7b47feab
Karla Neto

O coentro pode ser plantado em canteiros, vasos ou jardineiras. Entretanto, alguns pontos devem ser levados em consideração, como por exemplo o fato do vaso ter pelo menos 15 cm de diâmetro, 20 cm de profundidade e furos. Assim como muitos outros cultivos, na hora de montar o solo é preciso ter camada drenante, manta drenante e o substrato correto. Se optar pelo plantio em conjunto, a dica é escolher espécies que gostam da mesma intensidade de luz e rega.

Para manter o coentro saudável, evitando doenças e insetos, é necessário que as folhas secas sejam retirados, além de observar os versos de suas folhagens.

Como realizar o plantio

A forma mais indicada de se realizar o plantio do coentro é através de mudas e sementes. Para evitar problemas com o plantio por sementes, recomenda-se que as sementes sejam levemente amassadas antes do plantio, como forma de facilitar a sua germinação. A semeadura poder ser feita de forma direta, no local definitivo, com espaçamento mínimo de 10cm entre as covas.

Em regiões mais quentes, o plantio pode ser feito durante todo o ano e nas regiões frias, deve ser feita durante o verão.

Como colher

A primeira colheita acontece entre 30 e 35 dias após a semeadura e a forma correta de colher é cortando as folhas sempre o mais rente possível da base. Colhe-se primeiro as folhas mais de fora e maiores, que são as mais velhas, permitindo que as novas cresçam.