CNA promove evento para debater acordo de livre comércio Mercosul-China

Encontro discutirá impactos de um possível acordo entre o bloco sul-americano e o país asiático para o Brasil

Fonte: CenarioMT

China é o principal destino de exportações brasileiras
China é o principal destino de exportações brasileiras

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizará no dia 11 de setembro o evento “Reflexões sobre um eventual Acordo de Livre Comércio Mercosul-China”. O objetivo é discutir a relação entre o Mercosul e a China, além de analisar os possíveis impactos de um acordo de livre comércio para o Brasil.

Durante o evento, será apresentado um estudo elaborado pelo Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), patrocinado pela CNA, que aborda investimentos, cadeia de valor e competitividade entre os dois mercados, além dos efeitos de uma possível negociação comercial.

A abertura do encontro contará com a presença do presidente da CNA, João Martins, e do presidente do CEBC, embaixador Luiz Augusto de Castro Neves. O evento terá dois painéis de discussão. No primeiro, os economistas do Ipea, Renato Baumann e Fernando Pinheiro, apresentarão o estudo, debatendo o tema com o assessor de Relações Internacionais, Pedro Rodrigues.

O segundo painel focará nas relações comerciais e nos investimentos sino-brasileiros, no contexto de um acordo. A diretora executiva do CEBC, Claudia Trevisan, a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, e o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, André Dobashi, participarão da discussão.

Segundo o assessor Pedro Rodrigues, o evento é uma oportunidade para discutir os ganhos e desafios potenciais de um acordo comercial com a China, considerando os tratados já existentes e as complementaridades econômicas entre os países.

Interessados podem se inscrever no site da CNA: cnabrasil.org.br/mercosulchina.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.