Uma pesquisa da Embrapa Territorial sobre a sustentabilidade da cafeicultura na região das Matas de Rondônia foi apresentada na Semana Internacional do Café (SIC). Realizado, neste ano, de 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte (MG), é um dos eventos mais importantes e influentes da cafeicultura brasileira e mundial. O pesquisador Carlos Ronquim (ministrou palestra sobre o trabalho durante uma sessão especial chamada “COP na SIC: robusta, a força sustentável do café na Amazônia”.
Ronquim apresentou os resultados do projeto CarbCafé, que indicam um saldo positivo anual de cerca de 4 toneladas de carbono por hectare na produção de café na região das Matas de Rondônia. O balanço é resultado da diferença entre o carbono estocado nas plantas e as emissões geradas durante o processo produtivo.
As estimativas foram obtidas a partir de análises laboratoriais de amostras de 150 plantas avaliadas em dez propriedades rurais, complementadas por dados coletados em campo em reuniões e entrevistas com cafeicultores. A análise aponta que os cafeeiros sequestram, em média, 2,3 vezes mais carbono do que emitem, reforçando o potencial da cultura como ferramenta de remoção de carbono.
Por meio do uso da geotecnologia e com o apoio de imagens de satélite, o trabalho registrou desmatamento zero em sete dos 15 municípios da região, entre os anos de 2020 e de 2023. Em toda a região, foram encontrados traços de retiradas de áreas florestais em menos de 1% da área total ocupada pela cafeicultura. O trabalho também demonstra que mais da metade dos territórios dos 15 municípios somados é coberto por florestas, o que totaliza 2,2 milhões de hectares com vegetação nativa.
A sessão especial dentro da SIC teve à frente da Embrapa Rondônia e contou com a participação de parceiros. Ela abrigou o lançamento do livro “Café Canéfora: Ciência, Sabor e Identidade” e de um documentário sobre os Robustas Amazônicos.
COP 30
O CarbCafé foi uma das soluções tecnológicas da Embrapa Territorial apresentadas na COP 30, em Belém, PA. Ronquim esteve no evento internacional, entre os dias 11 e 13 de novembro. Um vídeo sobre o trabalho que foi produzido para divulgação no evento.

















