A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) realizou, na sexta-feira (04.04), sua Assembleia Geral Ordinária, após dois dias de Reuniões de Comissões. O encontro teve como foco a prestação de contas do exercício de 2024, dentre outras deliberações estratégicas. O momento de maior destaque foi o anúncio da programação e do palestrante do Circuito Aprosoja MT 2025, que neste ano será o geólogo e divulgador científico, Sérgio Sacani.
Durante a Assembleia, o 2º diretor administrativo da Aprosoja MT, Jorge Diego Giacomelli, destacou a importância do evento como ferramenta para escutar e alinhar com os produtores as suas necessidades. Além disso, Giacomelli salientou que o Circuito Aprosoja é uma oportunidade estratégica de contato direto com as demandas do campo.
“A presença do governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do vice-governador Otaviano Pivetta, demonstrou aproximação do governo do Estado com os produtores. Esse acontecimento demonstrou a força da Aprosoja MT e o respeito entre ambas as partes. Já, o Circuito faz com que a diretoria e as equipes da Aprosoja MT vejam de perto as demandas dos produtores”, afirmou Giacomelli.
Já a conselheira fiscal da Aprosoja MT, Juliana Barbosa, frisou a transparência da instituição e o seu papel promovendo maior diálogo e auxiliando a construir soluções para o setor. “É uma oportunidade ímpar, porque a gente pode dialogar de igual para igual, trazer as demandas e de escutar o que a instituição tem a oferecer. A Aprosoja MT está abrindo portas para gente. Principalmente como conselheira fiscal, eu fico muito feliz em a gente poder apresentar as contas, saber que a gente avaliou e poder mostrar para o associado abertamente o que foi feito, como foi feito e poder planejar o próximo ano”, explicou.
A produtora rural e associada da Aprosoja MT, Rosana Galbieri Leal, também destacou o encontro como um espaço de integração entre os produtores e a instituição, fornecendo oportunidades e tornando-se uma grande família.
“São momentos que a gente se aproxima e temos a oportunidades, como a de ontem, de estar na presença do governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do vice-governador Otaviano Pivetta. Essas reuniões nos aproximam da associação e dos produtores. É o momento da gente se reencontrar, de olho no olho, sabendo qual a dificuldade de cada município, de cada propriedade, e que nos torna uma grande família”, ressaltou.
Para o delegado coordenador de Jaciara, Rogerio Berwanger, a Assembleia fortalece a transparência das ações da entidade e permite a participação ativa dos associados nas decisões. “A Assembleia é importante porque traz a transparência da atividade da Aprosoja MT. Nela, todos os produtores também conseguem votar e tomar decisões juntos. A Assembleia é democrática para votar, opinar e esclarecer suas dúvidas”, pontuou.
Ao final da Assembleia, a Aprosoja MT revelou a programação e o palestrante do Circuito Aprosoja MT, Sérgio Sacani. O circuito irá percorrer 32 núcleos sendo a região sul e norte no mês de maio e as regiões oeste e leste em junho, reafirmando o compromisso da entidade de fortalecimento do agronegócio em Mato Grosso, promovendo conhecimento, escuta ativa e integração entre produtores rurais.