Apesar de menor volume embarcado de café, exportadores têm ganho em receita

Fonte: Assessoria

Apesar de menor volume embarcado de café, exportadores têm ganho em receita
Foto: Reprodução

As exportações brasileiras de café atravessam a safra 2025/26 com quedas em volume, mas avanços em receita, conforme dados do Cecafé analisados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

De julho a novembro (parcial da atual temporada), o Brasil embarcou 17,435 milhões de sacas de 60 kg de café, forte retração de 21,7% frente à quantidade escoada no mesmo período do ano passado. Em receita, os elevados preços do grão vêm garantindo ganhos – na parcial da safra, soma US$ 6,723 bilhões, alta de 11,6% sobre igual intervalo de 2024.

Pesquisadores do Cepea explicam que a queda no volume exportado se deve sobretudo à forte redução nos envios aos Estados Unidos (maior destino do grão do Brasil), por conta da tarifação imposta pelo governo norte-americano às importações de produtos brasileiros, que perdurou de agosto/25 até a segunda quinzena de novembro/25.

Além disso, conforme o Centro de Pesquisas, a baixa disponibilidade de café nacional e a demanda arrefecida (devido justamente ao alto preço) limitaram a quantidade escoada nos últimos meses.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .