ANP atualiza norma que estabelece as especificações do biodiesel

Atualização diz respeito à adoção de método mais moderno do ensaio de contaminação total, que mede a presença de partículas sólidas no biodiesel.

Fonte: Assessoria

A Diretoria da ANP aprovou na última semana uma alteração na Resolução ANP nº 920/2023, que estabelece as especificações do biodiesel e define as regras para o controle de sua qualidade. A única mudança diz respeito ao ensaio de contaminação total, que mede a presença de partículas sólidas no biodiesel.

Até então, a resolução previa o uso de versões de 1998 ou 2008 da norma internacional EN 12662, que especifica como testar a quantidade de substâncias não dissolvidas (contaminação) em produtos petroquímicos. O uso dessas versões mais antigas foi uma orientação do próprio Comitê Europeu de Normalização (CEN), responsável pela norma, porque versões mais recentes haviam apresentado resultados inconsistentes.

[Continua depois da Publicidade]

Em 2024, no entanto, uma nova revisão da norma foi publicada, corrigindo essas falhas e trazendo maior precisão ao ensaio. Com a atualização aprovada, o Brasil passa a adotar essa versão mais moderna, visando à padronização dos resultados nos laboratórios do país.

De acordo com entendimento da Procuradoria Federal junto à ANP, a alteração foi considerada de baixo impacto, como previsto nos incisos III e IV do art. 4º do Decreto nº 10.441/2020, que regulamenta a análise de impacto regulatório (AIR). Além disso, não há alteração nos limites já estabelecidos para a qualidade do biodiesel, que continuarão os mesmos definidos na Resolução ANP nº 920/2023. Diante disso, a Diretoria deliberou que não haveria a necessidade de realização de AIR, consulta e audiência públicas neste caso.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-celso
Jornalista formado (DRT 0001781-MT), atua no CenárioMT na produção de conteúdos sobre política, economia, esportes e temas do agronegócio em Mato Grosso. Com experiência consolidada na redação e apuração regional, busca entregar informação clara e contextualizada ao leitor. Aberto a pautas e sugestões. Contato: [email protected] .