Inter afunda na tabela, e Santos reduz risco de rebaixamento a quase zero, aponta UFMG

Fonte: CenárioMT

Inter
Na apresentação como técnico, no último domingo, Abel Braga tentou minimizar a gravidade da situação

Derrota colorada complica situação na última rodada, enquanto o Peixe ganha fôlego decisivo no Brasileirão

Levantamento da UFMG atualiza chances de queda após os resultados da 37ª rodada.

A reta final do Brasileirão ganhou contornos dramáticos para alguns clubes e trouxe alívio para outros. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Internacional vive o pior cenário entre os times que ainda lutam contra o rebaixamento, enquanto o Santos praticamente selou sua permanência na Série A após vencer na 37ª rodada.

Derrotado por 3 a 0 pelo São Paulo na última quarta-feira (03), no Morumbi, o Colorado caiu para a 18ª colocação, estacionou nos 41 pontos e viu suas chances de queda saltarem para 77,6%. A equipe comandada por Eduardo Coudet decide seu futuro no Beira-Rio, contra o Red Bull Bragantino, e dependerá não apenas de vitória, mas também da combinação de resultados.

[Continua depois da Publicidade]

Santos respira: risco de queda cai para apenas 2%

Enquanto o Inter despenca, o Santos vive cenário oposto. A vitória sobre o Juventude, aliada às derrotas de Internacional, Vitória e Ceará, reduziu drasticamente o risco de rebaixamento do Peixe, que agora é de apenas 2% segundo a UFMG. Com 44 pontos, o time paulista ocupa a 14ª posição e chega à última rodada em situação confortável.

Fortaleza reage e deixa o Z4 após 27 rodadas

Outro clube que celebrou na rodada foi o Fortaleza. A equipe venceu o Corinthians e finalmente saiu da zona de rebaixamento após longas 27 rodadas, reduzindo seu risco de queda para 35%. O Leão do Pici, no entanto, tem confronto duro na última rodada: encara o Botafogo, fora de casa.

[Continua depois da Publicidade]

Vitória e Ceará veem risco aumentar

Os baianos e os cearenses também entram na rodada final sob pressão. Vitória e Ceará foram derrotados por Bragantino e Flamengo, respectivamente, e agora têm riscos de rebaixamento de 65% e 20,3%. Ambos precisam vencer e torcer contra adversários diretos.

Chances de rebaixamento segundo a UFMG

  • Sport — 100% (já rebaixado)
  • Juventude — 100% (já rebaixado)
  • Internacional — 77,6% (era 40,8%)
  • Vitória — 65% (era 30,6%)
  • Fortaleza — 35% (era 69,5%)
  • Ceará — 20,3% (era 7,5%)
  • Santos — 2% (era 51,4%)

Jogos decisivos da última rodada (domingo, 16h)

Santos x Cruzeiro
Ceará x Palmeiras
Botafogo x Fortaleza
Vitória x São Paulo
Internacional x Bragantino

A última rodada promete fortes emoções, com quatro clubes disputando duas vagas para permanecer na Série A. Enquanto o Santos praticamente se salvou, Inter, Vitória e Ceará chegam em situação crítica e dependem não apenas de desempenho próprio, mas da combinação de resultados. A matemática segue pressionando o Colorado, que tem o cenário mais desfavorável.

Para acompanhar mais análises, estatísticas e notícias do futebol brasileiro, acesse a editoria de Esportes.

Continue acompanhando o CenárioMT para mais notícias, resultados e bastidores do Brasileirão.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital, atua com tecnologia, fé e solidariedade, representando Mato Grosso em eventos nacionais.