Operação no Rio leva à prisão de deputado durante apuração de vazamentos

A Polícia Federal prendeu preventivamente o presidente da Alerj durante uma ação que investiga o repasse ilegal de dados sigilosos sobre outra operação.

Fonte: CenárioMT

Operação no Rio leva à prisão de deputado durante apuração de vazamentos
Operação no Rio leva à prisão de deputado durante apuração de vazamentos - Foto: Thiago Lontra/ALERJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (3) durante a Operação Unha e Carne, que apura o vazamento de informações sigilosas da Operação Zargun.

Agentes estiveram na sede da Alerj no início do dia e cumpriram mandados de busca na sala da presidência, enquanto o parlamentar prestava depoimento na Polícia Federal.

[Continua depois da Publicidade]

Pouco depois do depoimento, Bacellar foi detido sob suspeita de repassar dados que poderiam ter antecipado detalhes da ação direcionada ao deputado estadual TH Joias.

Segundo a PF, o vazamento prejudicou o andamento das investigações que levaram à prisão de TH Joias. O novo inquérito busca identificar os responsáveis pelo repasse ilegal e possíveis vínculos com agentes públicos.

[Continua depois da Publicidade]

A operação desta quarta cumpre um mandado de prisão preventiva, oito mandados de busca e apreensão e um de intimação, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal.

De acordo com nota da corporação, a Operação Unha e Carne tem como objetivo combater a atuação de agentes públicos no vazamento de informações sigilosas que teriam interferido na Operação Zargun.

A ação segue determinação do STF no âmbito da ADPF 635, que atribuiu à Polícia Federal a investigação sobre grupos criminosos violentos no Rio e suas ligações com agentes públicos.

Compra e venda de armas

Em 3 de setembro de 2025, o deputado estadual Tiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como TH Joias, foi preso por suspeita de intermediar negociações de armas para o Comando Vermelho.

As apurações indicam que ele atuava como intermediário entre fornecedores e integrantes da facção.

A Alerj informou que ainda não recebeu comunicação oficial sobre a operação e que adotará as medidas necessárias após ter acesso aos detalhes.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Rodrigo Bacellar.

*Com informações da TV Brasil. Matéria atualizada às 14h43.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Avatar photo
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.