Funcionará até maio: a Microsoft fecha o Skype

Fonte: CenárioMT

Skype
Skype

A Microsoft planeja interromper o Skype em maio de 2025. Os usuários terão que mudar para a plataforma Microsoft Teams, o que é confirmado pelo código na nova versão de teste do Skype para Windows descoberta pelos Desenvolvedores XDA.

– A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue chamadas e bate-papos no Teams”, diz a mensagem.

Ainda não houve anúncios oficiais da Microsoft, mas este registro indica as intenções da empresa de finalmente encerrar o serviço.

Fechar o Skype é um passo esperado

A cessação do suporte do Skype não foi uma surpresa, escreve Techzine. Depois de adquirir o serviço em 2011 por US$ 8,5 bilhões, a Microsoft gradualmente perdeu o interesse nele. Em 2019, o mercado de chamadas e mensagens VoIP foi dominado por outras plataformas, como WhatsApp, iMessage, Discord e Microsoft Teams. Mesmo durante a pandemia, o Skype não podia competir com o Teams e o Zoom.

Nos últimos anos, a Microsoft tentou atualizar o Skype adicionando novos recursos, em particular vídeos curtos e integração com o bate-papo do Bing AI. No entanto, isso não levou a um aumento na popularidade do serviço. A última atualização do Skype foi lançada em maio de 2024 e, desde dezembro de 2023, os usuários não podiam mais comprar créditos do Skype – este foi o primeiro sinal sobre o possível encerramento da plataforma.

Histórico de criação do Skype

O Skype foi fundado em 2003 pelo empresário sueco Nicholas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Fries. Eles também foram os criadores da plataforma P2P Kazaa. No início, o Skype usava um sistema híbrido P2P e cliente, mas após a aquisição da Microsoft em 2011, mudou completamente para a infraestrutura do Azure.

O fechamento do Skype será a conclusão de mais de 20 anos de história de um dos mais famosos serviços VoIP.

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.