A Apple está planejando uma grande atualização em sua linha de computadores Mac, com a adoção do processador M4 em todos os modelos ao longo do próximo ano. Essa será a primeira vez que a empresa utiliza uma mesma geração de chip em toda sua família de Macs.
De acordo com informações do repórter Mark Gurman, do Bloomberg, os primeiros a receber o upgrade serão MacBook Pro, Mac mini e iMac, ainda este ano. Além disso, o Mac mini deve ganhar um novo design, o primeiro desde 2010.
Após o lançamento do iPad Pro com chip M4 em maio, a Apple continuará a transição com os Macs mencionados e completará o processo com as atualizações do MacBook Air, Mac Pro e Mac Studio em 2025.
Segundo fontes de Gurman, novas versões do MacBook Air estão em desenvolvimento para o primeiro semestre do próximo ano, enquanto o Mac Pro e o Mac Studio devem chegar ao mercado na metade de 2025.
Diferentemente do que ocorreu com o iPad Pro, a Apple parece estar pulando a geração M3 para o Mac Studio e Mac Pro, oferecendo diretamente o chip M4 nesses modelos.
Assim como o M3, o M4 é fabricado em um processo de 3 nanômetros, mas com melhorias da TSMC, fornecedora da Apple, que prometem melhor desempenho e eficiência energética. O chip também conta com um Neural Engine aprimorado, capaz de realizar 38 trilhões de operações por segundo, o mais poderoso já criado pela empresa, segundo a própria Apple.
O Mac Studio provavelmente será equipado com uma variação do processador M4, podendo ser um M4 Ultra ou Max. Atualmente, o modelo está disponível com opções M2 Max e M2 Ultra.
Já o Mac Pro receberá o chip M4 de ponta, codinome “Hidra”, que pode ser lançado como “Ultra” ou “Extreme”. A Apple está desenvolvendo esse processador mais poderoso em resposta às críticas de que o M2 Ultra não era suficiente para uma máquina de alto desempenho.
A Apple afirmou que o iPad Pro ultra fino com chip M4 serve como modelo para sua futura filosofia de design, com planos de oferecer os “produtos mais finos e leves” em cada categoria da indústria tecnológica. Além do Mac mini, não se sabe quando os outros modelos receberão o tratamento ultra fino, mas Gurman já havia reportado que a empresa está trabalhando em uma versão mais fina do MacBook Pro.