O Google está testando uma nova ferramenta de criação de vídeos baseada em inteligência artificial, chamada Google Vids, no Workspace Labs. A novidade se integra com o pacote familiar de aplicativos do Google Workspace, como Docs, Sheets e Slides, oferecendo recursos de colaboração para a criação de vídeos.
Acesse o Google Vids, identificado pelo ícone roxo de um documento com um botão de play. A ferramenta tem como objetivo facilitar a criação de vídeos corporativos, como resumos de equipe, vídeos de anúncio e materiais de treinamento. Haverá também uma versão para o setor educacional, sem recursos de inteligência artificial para geração de conteúdo.
Como o Vids funciona?
Você descreve sua ideia por meio de um prompt informando o objetivo, público-alvo e duração do vídeo. É possível adicionar documentos armazenados no Google Drive para enriquecer o conteúdo. O Google Vids então gera um storyboard editável, permitindo reorganizar e excluir cenas, adicionar pontos personalizados e selecionar um estilo visual. A ferramenta utiliza vídeos, imagens e músicas de banco de dados licenciados para compor o material.
Na etapa seguinte, você acessa uma linha do tempo e editor de vídeo, podendo gravar sua própria narração ou optar por uma voz gerada pela IA. Vale ressaltar a curiosidade visual: enquanto a tela inicial mantém o layout Material Theme, o editor já utiliza o visual Material 3, a nova linguagem de design do Google.
Quem pode usar?
O Google Vids está disponível para testes no Workspace Labs para usuários com contas pessoais do Google. Futuramente, a ferramenta será integrada ao plano Gemini para Workspace, oferecendo recursos avançados de inteligência artificial.
A chegada do Google Vids demonstra a aposta do Google em soluções de inteligência artificial acessíveis para o ambiente corporativo, facilitando a criação de conteúdo de vídeo de forma ágil e colaborativa.