O Google anunciou recentemente uma série de novidades para sua plataforma de inteligência artificial, o Gemini, voltadas principalmente para desenvolvedores. Entre os destaques está a atualização do modelo Gemini 1.5 Pro, que agora conta com uma janela de contexto impressionante de 2 milhões de tokens.
Para entender o que isso significa, é preciso explicar o que é uma janela de contexto. Simplificando, é a quantidade de informação que o modelo consegue levar em consideração para processar uma determinada entrada. Com 2 milhões de tokens, o Gemini 1.5 Pro é capaz de analisar textos extensos, como bibliotecas de pesquisa, milhares de linhas de código ou até mesmo horas de áudio e vídeo.
Imagine, por exemplo, a necessidade de encontrar um bug em um código complexo com milhões de linhas. O Gemini 1.5 Pro consegue analisar todo o contexto do código para identificar o erro com maior precisão. O mesmo vale para pesquisar informações específicas em vastas quantidades de documentos ou analisar o movimento de um atleta em horas de gravação.
Outros upgrades no Gemini
Além da janela de contexto ampliada, o Gemini 1.5 Pro também apresenta outros benefícios. Empresas de diversos setores, como fast food, finanças, seguros e até mesmo esportes, já estão utilizando o modelo para diferentes tarefas.
Para desenvolvedores que buscam uma solução mais acessível, o Google também anunciou a disponibilidade geral do Gemini 1.5 Flash. Com uma janela de contexto de 1 milhão de tokens, latência baixa e preço competitivo, ele é ideal para chatbots de varejo, processamento de documentos e síntese de grandes repositórios de pesquisa.
A atualização do Gemini representa um salto significativo em relação ao seu concorrente, o GPT-3.5 Turbo. O modelo do Google oferece uma janela de contexto 60 vezes maior, é 40% mais rápido para processar entradas de 10.000 caracteres e possui um custo até quatro vezes menor (quando o cache de contexto é ativado para entradas maiores que 32.000 caracteres).
Gemma 2
Além do Gemini, o Google também anunciou a disponibilidade global do Gemma 2, seu modelo de código aberto, em versões com 9 bilhões e 27 bilhões de parâmetros. E para quem trabalha com geração de imagens, a empresa apresentou o Imagen 3 em fase de preview, oferecendo maior velocidade, melhor compreensão de instruções, geração de imagens fotorealísticas com grupos de pessoas e mais controle sobre a renderização de texto dentro das imagens.
Essas atualizações reforçam o compromisso do Google em oferecer ferramentas de inteligência artificial cada vez mais poderosas e acessíveis para desenvolvedores, possibilitando a criação de soluções inovadoras em diversos setores.