A OAB-MT realizou nesta quarta-feira (20) uma sessão especial para definir a lista sêxtupla para escolha do representante da entidade no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, conforme o Quinto Constitucional. O artigo 94 da Constituição Federal de 1988 estabelece que um quinto das vagas destinadas aos desembargadores dos Tribunais será composto de membros do MP e de advogados, de notório saber jurídico e de reputação ilibada, indicados pelos órgãos de representação das respectivas classes.
A lista inicial, de 17 nomes, foi avaliada pela OAB-MT levando em conta a carreira dos advogados que concorrem à vaga. Os candidatos tiveram um tempo para apresentação pessoal e responderam questões ligadas ao exercício da advocacia.
A sessão, que iniciou pela manhã, foi encerrada com a votação dos conselheiros da OAB-MT. Cada conselheiro escolheu seis candidatos definindo a lista sêxtupla.
Juliana Zaffino obteve 39 votos, sendo a mais votada. Dinara Arruda foi opção de voto de 38 conselheiros e Hélio Nishiyama recebeu 36 votos. A lista sêxtupla foi confirmada com Glaucia Amaral, que obteve 35 votos, Flaviano Taques, votado por 30 conselheiros, e Abel Sguarezi, que contabilizou 28 votos.
A lista sêxtupla será encaminhada ao Tribunal de Justiça que selecionará três advogados que serão avaliados pelo governador Mauro Mendes, que vai definir o novo desembargador do TJMT. O anúncio, contudo, só deve ser finalizado em 2024 tendo em vista o período de recesso do poder judiciário.