- A indústria de criadores de conteúdo continua a crescer. A pandemia disparou um setor que já formou um ecossistema próprio e está passando por um momento de boom.
- Até 2023, embora a incerteza marque a agenda, espera-se que a concorrência entre criadores e plataformas continue a aumentar à medida que a indústria se profissionaliza.
A euforia vivida na indústria dos criadores de conteúdo durante 2021 foi contida este ano. Os ecos de uma mudança de ciclo fazem com que tanto os próprios criadores como os grandes anunciantes se agarram à cadeira.
“Incerção” é uma das palavras mais repetidas na indústria, embora se respire tranquilidade.
As pessoas, especialmente as mais jovens, passam cada vez mais tempo nas redes sociais, por isso ainda há muito a ser feito em um setor que explodiu com a pandemia.
De acordo com a recente análise do Insider Intelligence, quase 70% dos usuários de Internet da Geração Z usarão o TikTok em 2023. Esse número foi de 64% em 2022.
“Longe de estar em um momento de desaceleração, que é o que muitas pessoas pensam, que falam que a bolha vai explodir e assim por diante, ainda estamos vivendo o boom“, diz Blanca Formáriz, CEO da 2btube Espanha, uma empresa de mídia especializada em marketing de influência, além de representar diferentes criadores de conteúdo.