Criança de 2 anos morre após moto cair em cima dela em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

escapamento moto
Foto: CenárioMT

Um menino de 2 anos morreu após uma motocicleta cair em cima dele na capital de Mato Grosso.

De acordo com informações, a criança estaria internada há cerca de um mês em um pronto socorro de Cuiabá, com um quadro de traumatismo toracoabdominal. No dia de 28 de setembro, uma motocicleta caiu em cima do menino, atingindo desta forma, o fígado dele.

A Polícia Civil está investigando as circunstâncias do acidente doméstico.

Cuidados com a criança: segurança e prevenção de acidentes

Crianças pequenas são bastante curiosas. Elas aprendem sobre o mundo interagindo fisicamente com os objetos que encontram. Gostam de tocar, sentir e explorar. Também aprendem sobre as propriedades das coisas, enfiando-as na boca. Porém, a tolerância exagerada com seu interesse inato representa um risco.

Dispositivos de segurança de instalação simples

— Travas de segurança mantêm o conteúdo de armários e gavetas fora do alcance das crianças;

— Portinholas impedem que as crianças entrem em áreas perigosas ou caiam de escadas;

— Protetores de maçaneta e fechos impedem que elas entrem sozinhas nos quartos;

— Molas e contentores nas portas e travas de chão protegem os dedos e as mãos das crianças;

— Telas de proteção impedem a queda de janelas, balcões, deques e plataformas;

— Plugues de plástico e tomadas com tampa impedem choques elétricos.

Ao considerar a segurança da criança tenha esses dois pontos em mente:

1. A criança é naturalmente curiosa e ativa. Mas o senso de perigo e equilíbrio não se desenvolvem até ela amadurecer e tenha experiência;

2. A casa é cheia de perigos para a criança. Você não pode impedi-la de ser curiosa e ativa, mas pode criar um ambiente seguro e livre do perigo.

As principais causas de acidentes com crianças são:

 — Intoxicação/envenenamento;

— Quedas, cortes, mordidas de animais;

— Sufocação e estrangulamento;

— Afogamento;

— Incêndio, queimadura e choque elétrico.

Na cozinha

Fique atenta para que a criança se mantenha longe de forno quente, chamas, fósforo, aparelhos ligados, fios elétricos, cabos de panela em uso, facas e objetos pontiagudos. Seque a água e o óleo logo que sejam derramados. Mantenha os cabos das panelas voltados para o centro do fogão para assim serem inacessíveis à criança. Deixe os fósforos em lugares altos. Líquidos e comidas quentes devem estar no canto da pia ou em lugar alto, nunca os deixe na beirada de mesa, pias e fogões.

Materiais de limpeza 

Mantenha-os longe da criança. Nunca os coloque em garrafas de refrigerante, potes de margarina, geleia e outros recipientes de alimentos. Não os deixe fora do lugar “só por um minuto”, pois esse rápido tempo pode bastar para a criança sofrer um acidente.

Tomadas

Mantenha a criança longe delas ou cobertas e protegidas para evitar choques. Nunca deixe o ferro quente ao alcance da criança e desligado com a tomada ligada.

Banheiro 

Cuidado com o armarinho que contém remédios, giletes, cosméticos, entre outros, deixe-o fechado e esses materiais longe do alcance da criança. Segure firmemente a criança ao banhá-la e vesti-la. Não permita à criança colocar sabão na boca e nunca deixe a criança pequena sozinha na banheira, mesmo por um minuto. Ela pode se afogar em menos de 15 cm de água.

Trânsito

Somente atravesse a rua nas esquinas, na faixa de segurança, olhando para os dois lados. Não atravesse a rua atrás de carros estacionados. Não brinque de correr ou “esconde-esconde” nem aposte corrida com a criança na rua. Ao atravessar a rua, segure a criança pela mão e ensine-a como se conduzir. Ela deve descer do passeio somente quando o carro terminar de passar.

Remédios

Os medicamentos, por vezes, apresentam-se em pastilhas coloridas e os produtos de limpeza, por motivos comerciais, costumam apresentar-se em envases de cores atrativas e vistosas. Por isso mesmo, é natural que sejam um motivo de atração para a criança e esta desejar prová—los. Para impedir que isso possa acontecer, deveremos guardá-los em sítios altos e fechados com chave, ou com fechos de segurança. Não jogue fora remédios e pílulas na horta ou soltos no lixo. A criança pode achá-los. Despeje o líquido no tanque e enrole os comprimidos em um papel antes de jogá-los no lixo.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.