Pais de criança morta por disparo acidental de arma de fogo devem prestar depoimento nesta quarta-feira (22) afirma delegado

Fonte: Cenário MT

JOÃO FOTO 1

O delegado de polícia, Marcello Henrique Maidame deverá ouvir nesta quarta-feira (22) os pais da criança que foi morta por um disparo acidental de arma de fogo, na tarde de ontem, segunda-feira (20) em um sítio na comunidade Santana da Água Lima, a cerca de 18 km do centro de São José do Rio Claro-MT.

Por telefone, o delegado comentou ao CenárioMT, que a equipe de investigadores está levantando todas as informações para elucidar o caso e concluir o inquérito. Equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec – esteve no local e colheu detalhes que irão auxiliar às investigações.

“Não foi possível ouvir a mãe do menor, pois a mesma está muito abalada com o que aconteceu”, comentou Maidame. “O pai da criança deverá se apresentar nesta quarta-feira na delegacia na companhia de um advogado, para que também possa dar usa versão sobre os fatos“, acrescentou.

No momento do ocorrido, de acordo com o delegado, estava na casa a mãe da vítima e outras duas crianças, sendo uma de 06 e outra 11 anos. O pai chegou na sede do sítio, logo após a ocorrência do disparo acidental.

Maidame ressaltou que o pai poderá responder pelo crime de omissão de cautela adequada, em relação a disposição da arma de fogo (espingarda), tipificado na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), pois uma das linhas de investigação seria de que uma das crianças teria tido acesso a arma e efetuado o disparo.

O pai poderá responder ainda por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

Porém, de acordo com Maidame, neste momento não se pode fazer qualquer afirmação sobre o ocorrido, até que seja tomado os depoimentos dos pais. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público, que irá acatar a denúncia-crime.

A primeira linha de investigação que chegou ao conhecimento das autoridades polícias, logo após a tragédia, é de que a arma teria caído sozinha do local onde estava e com o impacto, houve o disparo, acertando a cabeça da vítima de apenas dois anos, que morreu na hora.

O menor foi sepultado no cemitério Parque da Saudade, em São José do Rio Claro.

Criança de dois anos morre após disparo acidental de arma de fogo em MT

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.