O delegado de polícia, Marcello Henrique Maidame deverá ouvir nesta quarta-feira (22) os pais da criança que foi morta por um disparo acidental de arma de fogo, na tarde de ontem, segunda-feira (20) em um sítio na comunidade Santana da Água Lima, a cerca de 18 km do centro de São José do Rio Claro-MT.
Por telefone, o delegado comentou ao CenárioMT, que a equipe de investigadores está levantando todas as informações para elucidar o caso e concluir o inquérito. Equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec – esteve no local e colheu detalhes que irão auxiliar às investigações.
“Não foi possível ouvir a mãe do menor, pois a mesma está muito abalada com o que aconteceu”, comentou Maidame. “O pai da criança deverá se apresentar nesta quarta-feira na delegacia na companhia de um advogado, para que também possa dar usa versão sobre os fatos“, acrescentou.
No momento do ocorrido, de acordo com o delegado, estava na casa a mãe da vítima e outras duas crianças, sendo uma de 06 e outra 11 anos. O pai chegou na sede do sítio, logo após a ocorrência do disparo acidental.
Maidame ressaltou que o pai poderá responder pelo crime de omissão de cautela adequada, em relação a disposição da arma de fogo (espingarda), tipificado na Lei 10.826/03 (Estatuto do Desarmamento), pois uma das linhas de investigação seria de que uma das crianças teria tido acesso a arma e efetuado o disparo.
O pai poderá responder ainda por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.
Porém, de acordo com Maidame, neste momento não se pode fazer qualquer afirmação sobre o ocorrido, até que seja tomado os depoimentos dos pais. O inquérito será encaminhado para o Ministério Público, que irá acatar a denúncia-crime.
A primeira linha de investigação que chegou ao conhecimento das autoridades polícias, logo após a tragédia, é de que a arma teria caído sozinha do local onde estava e com o impacto, houve o disparo, acertando a cabeça da vítima de apenas dois anos, que morreu na hora.
O menor foi sepultado no cemitério Parque da Saudade, em São José do Rio Claro.
Criança de dois anos morre após disparo acidental de arma de fogo em MT