A OLX, a maior plataforma de compra e venda online de veículos no Brasil, realizou um estudo com usuários de todo o país para entender o comportamento do consumidor frente a tendência de alta nos preços do seguro automotivo. O levantamento aponta que 60% dos entrevistados possuem o produto e 69% desejam mantê-lo em 2023.
Entre os que pretendem renovar o seguro, as formas de pagamento favoritas são o parcelamento em 12 vezes (39%) e à vista (30%).
Dentre os que pretendem reduzir custos com o seguro, 32% pretendem buscar um carro com um valor de seguro mais barato e 16% substituir o seguro tradicional por rastreador.
“O valor do seguro é uma preocupação para a maioria dos respondentes (57%) desde o momento da compra de um carro. E, com o aumento do roubo e do furto de veículos, os preços do seguro aumentaram durante o ano. Por sua vez, os consumidores, que em sua maioria pretendem continuar com a proteção em 2023, acabam buscando alternativas para diminuir esses custos, como a revisão das coberturas e a procura por melhores condições de pagamentos, por exemplo”, afirma o VP de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.
O estudo entrevistou cerca de 4.200 usuários de todo o Brasil, entre 1ª e 3 de novembro, dos quais 57% responderam possuir carro.
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.