O Instagram, rede social de propriedade da Meta, anunciou que implementará novas medidas para conter o assédio e o discurso de ódio. Agora, o Instagram começará a reduzir a visibilidade e o escopo de publicações e Stories que são “potencialmente” contrários aos padrões comunitários da plataforma, como assédio ou incitação à violência.
Através de uma postagem em seu blog oficial, o Instagram explicou que esse tipo de conteúdo será relegado à parte inferior do feed. Ou seja, a rede social não excluirá esses tipos de publicações que incitam ódio e violência, mas tentará reduzir seu alcance.
Até agora, como a plataforma explicou, essa medida se aplicava a publicações contendo desinformação. Uma vez identificado como tal por verificadores independentes, ou no caso de ter sido publicado por perfis que compartilham regularmente notícias falsas, o algoritmo passou a diminuir a visibilidade dessa publicação.
A mesma estratégia agora se aplicará a publicações e histórias ligadas ao assédio ou violência. Para esclarecer, se sim, o Instagram explica que seus serviços de moderação analisarão os textos que acompanham as imagens. Estes serão comparados com outros que, anteriormente, foram punidos por quebrar as regras de coexistência da rede social.
Além disso, os próprios Instagramers poderão relatar e relatar publicações desse tipo. Ao fazer isso, eles devem explicar o motivo pelo qual o denunciam. A lista é longa: incitação ao suicídio, assédio, transtornos alimentares, fraude… Assim que o Instagram concluir que é um post que promove ódio ou violência, o algoritmo continuará reduzindo sua visibilidade no feed.