Quatro dicas de como fazer um mapa mental em poucos minutos; veja o segredo por trás

Fonte: CenárioMT

maxresdefault 107

Biguaçu (SC), segunda-feira, 27 de junho, por Maria Jakobowski – Sem dúvida, o uso do mapa mental para memorizar conteúdos é uma ótima forma de aprimorar seus estudos e tornar o aprendizado mais eficaz. Pensando nisso, o CenárioMT vai lhe apresentar algumas dicas práticas para elaborar seu mapa mental em poucos minutos.

Afinal, o mapa mental é uma técnica utilizada para facilitar a organização e memorização de pensamentos lógicos, sua principal função consiste em potencializar a capacidade do nosso cérebro em armazenar conhecimento e informações, facilitando a compreensão do conteúdo.

Confira em seguida: Além do sabor incrível, o alho-poró traz muitos benefícios à saúde; saiba mais

Descubra como elaborar um mapa mental completo em apenas quatro passos

Defina o assunto principal

Em primeiro lugar, defina o tema principal a ser abordado no mapa mental. Afinal, é com base em apenas um conteúdo que poderemos elaborar o método de raciocínio lógico a ser utilizado. Lembre-se, este assunto deverá ser o foco principal de seu mapa, baseando todas as demais informações a partir dele.

Tópicos mais importantes

Em seguida, divida os tópicos principais que se relacionam ao assunto escolhido. Para isto, busque por todas as categorias de maior importância a serem ligadas ao assunto: informações gerais, dados, passo a passo, curiosidades e datas são informações a serem consideradas. Divida de forma espalhada em seu mapa visando propor uma melhor visualização do conteúdo.

Confira em seguida: Horta de sucesso: confira 5 dicas para deixar sua horta melhor em pouco tempo!

Argumentos curtos e uso de palavras-chave

Sem dúvida, o uso de informações curtas e palavras-chave para representar tópicos é de extrema importância ao propor mais eficiência ao mapa. Assim, use parágrafos curtos, frases que contenham apenas as informações cruciais para seu aprendizado e palavras de destaque.

Use desenhos e símbolos

Por fim, torne seu mapa mental mais dinâmico incluindo símbolos e desenhos relacionados ao conteúdo. Afinal, o uso destes ícones ajudará a fortalecer as informações em seu cérebro, de forma a criar uma conexão entre a imagem e seu conteúdo. Utilize de forma equilibrada para garantir bom entendimento.

Confira em seguida: Planta copo de leite! Como cultivar e cuidar em casa?