Qual é a origem do dia das bruxas
Com o tempo, o motivo da comemoração mudou até se tornar o que é hoje. No início, os antigos povos celtas costumavam realizar uma cerimônia para comemorar “o fim da colheita”. Isso aconteceu no final de outubro e foi batizado com a palavra gaélica “Samhain”. Foi assim porque durante esta celebração eles se despediram de Lught, Deus do sol.
Os celtas acreditavam fielmente que no Samhain os espíritos voltavam para visitar o mundo dos vivos.
Além disso, o ano celta terminava em 31 de outubro, no outono, então a principal característica, que era a queda das folhas, significava o fim da morte ou o início de uma nova vida.
Esse costume foi passado de geração em geração e começaram a deixar comida e doces nas portas de suas casas como oferenda. Também era comum acender velas para iluminar os mortos e ajudá-los a encontrar o caminho para a luz.
No Hemisfério Norte , justamente na noite mais longa do ano, quando as colheitas eram colhidas e a população se preparava para passar o inverno, o véu entre o mundo dos vivos e o dos mortos era mais fino e acreditava-se que os ancestrais e outras entidades deixaram seu mundo para vagar pelo nosso.
Já no Hemisfério Sul, espera-se a chegada do verão, que significará a semeadura dos campos.
Com o catolicismo, esta celebração foi cristianizada e passou a ser chamada de “A Véspera de Todos os Santos”.
Quando é o Halloween no Brasil?
A cada ano, mais brasileiros se juntam à tradicional festa de Halloween, a data é chamada de Dia das Bruxas e passa quase despercebida entre as comemorações brasileiras.
No Brasil, o Halloween é comemorado em 31 de outubro. Uma prática comum entre os brasileiros, além de festas a fantasia, são maratonas de filmes de terror para dar emoção a data. Alguns canais televisivos preparam programações especiais com filmes na semana do Halloween.
Por que o Halloween é comemorado nos Estados Unidos?
Com a imigração européia, principalmente a dos católicos irlandeses em 1846, o Halloween chegou ao continente americano.
A partir desse momento, tornou-se feriado nacional, onde as abóboras esculpidas e iluminadas se tornaram um dos símbolos mais representativos , somados ao uso de fantasias e cores, vermelho, preto e laranja.
Em quais países é comemorado o Halloween?
Atualmente, os Estados Unidos são o país que tem a tradição mais incorporada. Mas alguns países como Grã-Bretanha e Austrália foram os que mais rapidamente adotaram essas comemorações.
Com o tempo, o Halloween acabou se tornando uma festa que tem o marketing como centro, já que a cada vez as pessoas que o comemoram investem muito mais dinheiro do que no ano anterior.