Embora seja desejo de muita gente, ganhar músculos não é tão simples como se imagina. No entanto, existem estratégias eficientes para conseguir a sonhada hipertrofia muscular.
Veja quatro possibilidades que dão certo, comprovadas por pesquisadores:
1 – Baixa carga levada até a falha (ou seja, chegando até o seu limite máximo de repetições);
2 – Baixa carga sem falha;
3 – Alta carga levada até a falha;
4 – Alta carga sem falha.
Elas foram constatadas em um estudo clínico que durou dois meses. Os treinos foram realizados por homens que, até então, não faziam exercício algum. Ao final, percebeu-se que as sessões levadas até a falha tinham esforço percebido muito mais alto que aquelas que não seguiram a mesma estratégia. Ou seja: independentemente da carga ser alta ou baixa, o que vale é repetir a série até não conseguir fazer mais repetições.
Sobre a hipertrofia, das quatro condições testadas, a única que não trouxe resultado significativo foi a de carga baixa sem falhar.
Então, se quiser hipertrofiar e tiver pouca carga disponível, leve o músculo até a falha. Se tem muita carga disponível, dá pra hipertrofiar sem necessariamente chegar à exaustão em cada exercício.
É claro que, em pessoas treinadas, os resultados podem ser diferentes. De toda forma, fica claro que não precisamos de muito peso para alcançar essa meta. Caso queira um treino com uma sensação de esforço mais baixa, o professor pode optar por outro caminho, e ainda assim conseguir o crescimento muscular.
Busque ajuda de um profissional qualificado para te orientar.