Os terremotos estão entre os desastres naturais mais devastadores. Mais de 300.000 pessoas morreram durante terremotos ao longo da história. Aqui estão 10 dos terremotos mais mortais desde 1900:
Terremoto de São Francisco
O grande terremoto de São Francisco atingiu em 1906 e matou quase 3000 pessoas. Entre os inúmeros incêndios causados pelo terremoto, um deles ficou famoso por ser difícil de extinguir. É chamado de “fogo de presunto e ovos” porque os bombeiros tiveram problemas para extinguí-lo com água, então eles decidiram usar um método menos eficaz: jogar presunto e ovos no incêndio! Isso atrasou ainda mais seus esforços e piorou a situação de outra forma. Devido à falta de suprimentos de alimentos no pós-terremoto de São Francisco, esses suprimentos de alimentos descartados mais tarde se tornariam uma mercadoria valiosa nos mercados negros!
Tsunami na Indonésia
É uma onda de maré causada por grandes terremotos subaquáticos (como 2004 na Indonésia) ou erupções vulcânicas. Os tsunamis são responsáveis por cerca de metade das mortes relacionadas ao terremoto. O tsunami mais mortal de 1900 foi o de 1960 na zona de subducção de Cascadia (ao largo da costa do Japão, EUA e Canadá). Matou quase 4000 pessoas depois de gerar ondas de 130 pés de altura!
Terremoto em Tangshan
Estima-se que o terremoto maciço de 1976 perto de Tangshan (China) tenha matado 650.000-750.000 pessoas! Este pode ser o número 1 nesta lista, mas várias estimativas de diferentes fontes existem porque a China naquela época não permitia nenhuma investigação externa. Desde então, tornou-se mais aberto a investigações estrangeiras, por isso é difícil estimar o número de mortes agora.
Terremoto no Haiti
O terremoto de janeiro de 2010 atingiu perto de Porto Príncipe (Haiti) e matou mais de 200.000 pessoas! Foi um dos terremotos mais mortais devido à quantidade de edifícios mal construídos. No entanto, o Haiti também é um dos países mais pobres, tornando difícil esperar padrões de construção muito melhores. O recente terremoto maciço de magnitude sete que atingiu o Chile pode ser uma exceção: o Chile tem códigos de construção mais rigorosos, o que tornou possível para os chilenos salvar milhares de vidas.
Terremoto no Irã
Outro terremoto maciço atingiu o norte do Irã em 2003, matando cerca de 26.000 pessoas! Isso é ainda mais impressionante porque o Irã está em uma área tectônica relativamente estável. O Irã também tem códigos de construção mais rigorosos do que o Haiti, o que tornou possível salvar muitas vidas neste terremoto.
Terremoto na China
Outro enorme terremoto subaquático atingiu perto da costa da China em 2010, matando centenas de pessoas! Este é o terremoto mais mortal desde o de 2004 na Indonésia!
Terremoto no Peru
Um poderoso terremoto de oito magnitudes matou quase 500 pessoas em 2007. Isso pode não parecer tão mortal, mas considere que essas mortes resultaram de uma população minúscula (cerca de 3 milhões)! Naquela época, os riscos de terremotos não estavam no topo das agendas dos peruanos, então eles não tinham conhecimento sobre terremotos e quão reais são suas chances!
Terremoto na Turquia
O terremoto de 1999 atingiu o noroeste da Turquia perto de Izmit e causou mais de 17.000 mortes. É impressionante que a Turquia tenha códigos de construção rigorosos para regiões propensas a terremotos, mas esses códigos infelizmente não são suficientes para salvar milhares de pessoas!
Terremoto no Irã
25 de outubro de 2003 atingiu outro terremoto subaquático mortal perto da cidade portuária iraniana de Bushehr. O terremoto causou um tsunami local que inundou a área de 300 milhas ao redor do epicentro, matando mais de 1.500 pessoas! Este também é um dos tsunamis mais mortais da história, apesar de acontecer em uma escala muito menor do que o da década de 1960 no Chile ou o de 2004 na Indonésia. Isso ocorre principalmente porque a construção ruim não é um problema tão grande para os países mais pobres quanto para os mais ricos com códigos de construção mais rigorosos!
Terremoto na Argélia
O terremoto de 2003 causou o maior número de mortes nesta lista. Atingiu perto de Argel, a capital da Argélia, e sua magnitude era de 7,6! Este é um dos terremotos mais mortais que aconteceu em terra durante a última década, mas é impressionante que apenas cerca de 10% das mortes tenham sido vítimas diretas de tremores, enquanto 90% morreram de estruturas pobres que entraram em colapso. Em comparação, quase 80-90% das vítimas do terremoto no Haiti morreram de tremores!
Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram para se manter informado com as notícias de hoje! Este é o link para entrar em nossa comunidade no WhatasApp, clique aqui.