Chuvas de meteoros Geminídeas são grandes chuvas de meteoros anuais que ocorrem entre 13 e 14 de dezembro de cada ano.
Estas são luminosidades fracas, em forma de ponto, que podem ser observadas na noite caindo para a Terra.
A origem dos meteoros Geminídeas são das direções norte-nordeste do firmamento. O meteorito é um cometa conhecido como 3200 Faselei.
A chuva de meteoros Geminídeas é classificada como uma das mais deslumbrantes desta região e alcança o seu ápice em torno das 2h da manhã.
Segundo o portal G1, essa é a última chuva do ano e pode ser vista a olho nu em qualquer lugar do país. Na Paraíba, o melhor horário para observar o fenômeno é entre 23h e 3h, e os melhores locais estão no interior do estado, afastados dos grandes centros urbanos. Na madrugada desta quinta-feira (15), a expectativa é de 10 a 15 meteoros caindo por hora.
Geminídeas Origem rara
As Geminídeas talvez sejam o único caso conhecido de ter como origem um asteroide e não um cometa. O asteróide chama-se 3200 Phaethon e tem algumas particularidades interessantes. Ele foi o primeiro asteróide descoberto por um telescópio espacial, o satélite IRAS em 1983, sete anos antes do Hubble ser lançado.
O 3200 Phaethon tem uma característica peculiar, ele é o asteróide conhecido que mais se aproxima do Sol, chegando a uma distância de 21 milhões de km, ou apenas um terço da distância de Mercúrio ao Sol. Quando ele chega a esta distância, estima-se que a temperatura em sua superfície atinja algo como 750º centígrados.