Sexta-feira 13 é um dia de qualquer mês do calendário que se caracteriza por supostamente trazer má sorte para as pessoas.
Independentemente do mês ou do ano, este número tem estado ligado ao negativo , inclusive há muitos anos, alguns edifícios evitavam colocar este dígito num dos seus pisos, pelo que só subiam para doze, ou simplesmente omitiam mesmo no elevador botão.
Por que sexta-feira 13 dá azar?
Alguns dos casos que alimentaram esta situação são os seguintes:
- Foi justamente na sexta-feira, dia 13 de dezembro de 1939, quando ocorreu a conhecida “sexta-feira negra” em Victoria, na Austrália, que ocorreu um dos incêndios florestais mais devastadores da história, deixando 71 mortos e cerca de 20.000 quilômetros quadrados perdidos. .
- Na sexta-feira, 13 de outubro de 1307 , os Templários caíram, quando foram capturados e apresentados perante o tribunal da Inquisição Católica. A maioria deles foi morta, acusada de cometer alguns crimes contra o cristianismo.
- Da mesma forma, na sexta-feira, 13 de outubro de 1972, ocorreu em Los Andes o acidente aéreo do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, no qual viajavam 40 passageiros e 5 tripulantes. A seleção uruguaia de rugby estava naquele voo. 72 dias depois, apenas 16 pessoas foram resgatadas com vida. Para sobreviver, eles tiveram que se alimentar de companheiros mortos.
Algumas curiosidades sobre a sexta-feira 13 ao longo da história
- Lendas nórdicas contam 13 espíritos malignos
- O baralho possui uma carta com o número 13, que é representado pela morte
- Os aviões não têm fila de assentos com o número 13, assim como alguns hotéis também não têm andar com esse número.
- Diz-se que no passado as bruxas viajavam em grupos de 13
- Jesus Cristo foi crucificado um dia 13
- No total, foram 13 pessoas presentes na última ceia, incluindo Judas Iscariotes, que traiu Jesus
- Quando Adão e Eva comeram do fruto proibido foi numa sexta-feira
- Caim matou seu irmão Abel numa sexta-feira.
Curiosamente, a sexta-feira é o dia da semana que mais vezes coincidiu com o dia 13 ao longo da história. De acordo com o calendário gregoriano, em 4.800 meses o dia 13 caiu 688 vezes em uma sexta-feira.