Seja você um observador de estrelas casual ou um astrônomo amador dedicado, não há como negar que há algo especial em testemunhar um raro evento celestial como um eclipse solar.
Além do fato de que eles ocorrem apenas algumas vezes a cada década, obter uma boa visão pode depender de onde você mora com as condições climáticas adequadas. Se você adoraria testemunhar um eclipse solar em breve, marque seus calendários.
A NASA diz que o próximo será o último que você poderá ver dos EUA até 2044. Continue lendo para obter mais informações sobre como capturar esse evento único.
Um eclipse solar total pode ser uma experiência serena e surreal
Enquanto as condições climáticas permanecerem favoráveis, parte do que torna a experiência de um eclipse solar total tão especial são as condições verdadeiramente únicas que ele pode criar para aqueles em seu caminho. Durante a fase inicial do eclipse parcial – ou para aqueles que assistem em áreas fora do caminho do eclipse total – os espectadores notarão primeiro um crescente bloqueando parte do sol enquanto a lua cobre levemente a estrela enquanto usa os óculos de segurança apropriados, de acordo com a NASA.
Por alguns momentos fugazes antes que o sol seja coberto, os espectadores também podem avistar as contas de Baily, que são vislumbres de luz que formam pontos brilhantes quando a luz do sol passa por penhascos, crateras e vales na lua. Um ponto nítido e brilhante na borda da sombra da lua, conhecido como “anel de diamante”, aparecerá, nomeado por sua semelhança com uma joia brilhante.
O momento em que o sol é completamente bloqueado é conhecido como “totalidade”, marcando o único ponto da experiência que você pode assistir diretamente sem óculos de proteção. Os espectadores podem conseguir distinguir diferentes partes da atmosfera do sol, incluindo um anel rosa criado pela cromosfera da estrela ou raios de luz branca da coroa. Mas enquanto a vista acima é espetacular, as vistas no solo podem ser tão surreais quanto as condições podem criar “um pôr do sol de 360 graus”, planetas e estrelas brilhantes podem se tornar brevemente visíveis, a temperatura do ar pode cair e “muitas vezes um silêncio assustador vai se instalar ao seu redor”, descreve a NASA.
Também pode ser um momento único compartilhado entre seus colegas espectadores. “Você não acha que é grande coisa, mas o que acontece durante um eclipse é que a lua vai na frente do sol em uma configuração perfeita para projetar uma sombra na terra, então estaremos no caminho da totalidade , a terra ficará escura por 3 minutos e 38 segundos… Os pássaros voarão de volta para seus ninhos, mas mais importante do que o fenômeno natural, na verdade é um fenômeno muito pessoal e um fenômeno comunitário”, Debra Ross , presidente da Eclipse Força-Tarefa em Rochester, Nova York, disse à afiliada local da CBS WROC.
Se você já está ansioso para vislumbrar o raro evento celestial pela última vez até 2044, pode não ser uma má ideia começar a se preparar para a experiência. Indiscutivelmente o mais importante, a NASA avisa que você precisará dos óculos de visão solar seguros especialmente projetados ou do visualizador portátil para realmente poder vê-lo . Caso contrário, você precisará usar uma técnica de visualização indireta, como um projetor pinhole.
“Exceto durante a breve fase total de um eclipse solar total, quando a lua bloqueia completamente a face brilhante do sol, não é seguro olhar diretamente para o sol sem proteção ocular especializada para visualização solar”, adverte a agência espacial, esclarecendo que é normal óculos de sol não oferecem proteção suficiente. “Ver qualquer parte do sol brilhante através de uma lente de câmera, binóculo ou telescópio sem um filtro solar especial preso na frente da ótica causará instantaneamente lesões oculares graves.”
E além de garantir que você tenha o equipamento adequado, você também pode considerar arranjar um lugar para ficar se tiver que viajar para testemunhar o evento. As cidades ao longo do caminho da totalidade provavelmente verão um grande afluxo de turistas procurando hospedagem disponível, com Ross dizendo que os organizadores esperam que algo entre 375.000 a 500.000 pessoas cheguem apenas a Rochester.
“Estamos começando a espalhar a palavra desde 2019, nos reunindo e também designando todos como embaixadores do eclipse, então todos assistindo agora, preparem-se porque todos os seus parentes de fora da cidade estão vindo para cá [e] eles vão querer ficar em sua casa”, disse Ross ao WROC.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!