Neste 7 de abril, quando se celebra o Dia Mundial da Saúde, o Ministério do Turismo amplia o foco para além das consultas médicas e práticas tradicionais de cuidado com o corpo. Afinal de contas, a revista Tendências do Turismo 2025, lançada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur, aponta o segmento “Bem-estar nas Viagens” como um das principais apostas do ano. Isso porque a saúde vem sendo encarada sob uma perspectiva mais ampla — e o turismo se torna um forte aliado no processo de bem-estar físico, mental e emocional.
Longe de ser apenas uma fuga da rotina, viajar se consolida como uma experiência de cura, autoconhecimento e revitalização. A ideia de bem-estar durante as viagens ganha força com propostas que envolvem longevidade, saúde integral e equilíbrio emocional.
De acordo com a publicação, essa nova forma de viajar adota uma abordagem holística, voltada à recuperação física e mental. Isso pode ser observado no crescente número de resorts e retiros ao redor do mundo que apostam em experiências com propósito — muitas vezes inspiradas nas chamadas “zonas azuis”, regiões onde a população vive significativamente mais tempo e com qualidade de vida superior.
A Condé Nast Traveler, uma das principais referências globais em turismo e tendências, também destaca esse movimento. Em 2025, diversos resorts estão investindo em programas que unem natureza, propósito e comunidade. “Se você pode cultivar a paixão, especialmente dentro de uma comunidade, você está intrinsecamente mais motivado a buscar uma boa saúde”, afirma Brooke Damerel, especialista em bem-estar.
E há ciência por trás dessas práticas. Estudos citados pela especialista indicam que a conexão social pode aumentar nossas chances de sobrevivência em até 50% e que o tempo passado ao ar livre impacta positivamente a saúde mental, promovendo relaxamento, criatividade e sensação de pertencimento.
Neste Dia Mundial da Saúde, a Agência de Notícias do Turismo faz um convite claro: cuidar da saúde também pode significar fazer as malas, buscando experiências que alimentem corpo e alma, e o Brasil está recheado de opções de Norte a Sul do país. É só fazer as malas e escolher o destino!
A REVISTA – Com mais de 60 páginas de conteúdo informativo e analítico, a publicação sintetiza as 19 tendências mais citadas por publicações internacionais para o turismo mundial em 2025, que revelam as principais mudanças no setor e no comportamento dos viajantes mundiais. A revista evidencia como os projetos do Ministério do Turismo estão alinhados com as tendências do setor, impulsionando o desenvolvimento turístico nacional.
A Revista Tendências do Turismo 2025 está disponível para download gratuitamente e servirá como fonte para reportagens, estudos e estratégias de planejamento no setor de viagens e turismo. Para acessar a publicação completa, acesse aqui.