O Fies Social, uma nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foi instituído por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16/02). A medida visa retomar o papel social do programa, ofertando a possibilidade de até 100% de financiamento nos contratos, além de trazer mudanças significativas para beneficiar estudantes de baixa renda. O Fies é um programa do Ministério da Educação executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Uma das principais inovações trazidas pelo Fies Social é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo inscritos no CadÚnico. Só em 2024, mais de 100 mil estudantes poderão ser beneficiados. Outra medida prevista com a implementação do Fies Social é a previsão de reserva de vagas para estudantes de baixa renda e, também, para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
O Fies Social busca facilitar o acesso ao ensino superior por meio da concessão de financiamentos estudantis. Diferentemente do fundo tradicional, a nova versão tem como objetivo principal atender às necessidades dos estudantes de baixa renda e cumprir um papel transformador na sociedade, já que cria condições melhores de acesso e permanência no ensino superior.
Por: Ministério da Educação (MEC) com informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Edição: Yara Aquino