O marketing é absolutamente essencial para todas as empresas hoje, mas ele precisa ser melhor explorado para trazer os melhores benefícios. Conhecer cada área do marketing oferece uma gama de estratégias importantes, mas infelizmente, muitos ainda se limitam no uso do marketing.
De acordo com a MBA em Marketing e Negócios Interativos, Jennifer de Paula, quanto mais específico se é quando se trata de marketing, melhores os resultados.
“No marketing, a especificidade é fundamental para alcançar resultados melhores, quanto mais personalizamos nossas estratégias, mais alinhados ficamos com os objetivos da empresa, por isso, nunca se deve investir em uma estratégia genérica”.
10 tipos de marketing e para quê cada um é usado:
01 Marketing Digital:
“Reúne diversas estratégias de promoção online, englobando redes sociais, SEO, e-mail marketing e publicidade digital, entre outros”, explica Jennifer.
02 Marketing de Conteúdo:
“Tem foco na criação e distribuição de conteúdo direcionado para atrair e engajar o público-alvo”.
03 Marketing de Influência:
“Utiliza a colaboração com figuras relevantes e com alguma ligação com o nicho da empresa, como artistas e influencers, para promover produtos ou serviços”.
04 Marketing de Relacionamento:
“É usado para a construção e fortalecimento de vínculos com os clientes, buscando uma melhor fidelização”.
05 Marketing de Produto:
“Destaque nas características e benefícios do produto para atrair consumidores, análise do ciclo de vida do produto, estratégias de pesquisa desde a concepção do produto até sua venda”.
06 Marketing Viral:
“É uma subdivisão do marketing de conteúdo, ele busca a criação de conteúdo que se espalha rapidamente por meio de compartilhamentos, viralização, deve ser usado pontualmente”.
07 E-mail marketing:
“Utiliza estratégias de criação e envio de e-mails com o objetivo de promover produtos ou serviços, também engloba a criação de uma base de dados para o envio desses e-mails”.
08 Branding:
“Envolve a criação, construção e gestão de uma marca, da identidade de marca, incluindo características, como nome, cores, logotipo, tipo de fala, público-alvo, etc”.
09 Marketing da saúde:
“É voltado para profissionais ou empresas da área da saúde, como hospitais, clínicas, médicos, etc., tem características próprias relacionadas à ética da divulgação de informações e bases científicas”.
10 Marketing de Mídias Sociais:
“Aplica as estratégias voltadas a redes sociais em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras”, explica Jennifer de Paula.