Esta semana será repleta de vários eventos espetaculares de observação de estrelas. Notavelmente, Júpiter será visto no seu maior e mais brilhante quando visto da Terra. De 1 a 2 de novembro, Júpiter estará no ponto mais próximo da Terra. Estará a 595 milhões de quilômetros da Terra. É claro que ainda está muito longe, mas a aproximação e oposição de Júpiter esta semana são uma oportunidade rara de ver o maior planeta do nosso sistema solar em seu melhor estado.
Aproveite a oportunidade para observar este gigante gasoso com seus telescópios ou binóculos. Você também pode tentar fotografá-lo com uma câmera DSLR ou sem espelho.
A aparência de Júpiter será melhor durante a oposição
Júpiter chegará à sua oposição nos dias 2 e 3 de novembro, quando a Terra se posicionar entre o Sol e Júpiter. Durante sua oposição, Júpiter será o quarto objeto celeste mais brilhante no céu, depois do Sol, da Lua e de Vênus. Será visível durante a maior parte da noite até que Vênus emerja antes do amanhecer. Com binóculos, os observadores podem detectar um disco brilhante e potencialmente algumas das suas quatro luas galileanas como pequenos pontos de luz.
Júpiter ficará na constelação de Áries, o Carneiro, durante a oposição
A oposição de Júpiter ocorre aproximadamente a cada 13 meses, uma vez que o gigante gasoso leva 12 anos terrestres para completar uma órbita ao redor do Sol. Isto significa que a oposição de Júpiter acontece cerca de um mês depois de cada ano e numa constelação zodiacal diferente. Este ano, a oposição de Júpiter ocorre em 3 de novembro na constelação de Áries, o Carneiro. Júpiter concluirá seu movimento retrógrado em 30 de dezembro, indicando que o momento ideal para observar o planeta está terminando.
Esta noite, você pode avistar Urano e quase lua cheia
Esta noite, uma lua minguante e gibosa enfeitará o céu noturno. A Lua estará 94% iluminada, fazendo com que pareça “quase cheia”. No canto superior direito estará o aglomerado estelar aberto, as Plêiades, de acordo com a Forbes. Entre a Lua e Júpiter estará Urano, que pode ser visto com o auxílio de binóculos ou de um pequeno telescópio. Para aproveitar ao máximo suas experiências de observação de estrelas, você pode usar aplicativos astronômicos como Stellarium e StarTracker .