No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, ou Dia das Bruxas, uma data em que as pessoas usam fantasias assustadoras, pregam peças e assistem filmes de terror., uma época onde os sustos são parte da brincadeira, mas afinal, levar sustos pode prejudicar a saúde do coração?
O susto, apenas por si, em geral não é capaz de gerar grandes problemas ao coração, mas situações de estresse por trás deles podem gerar danos, afirma o cardiologista Dr. Roberto Yano.
“O susto faz com que o nosso organismo libere substâncias estimulantes, como o cortisol e a adrenalina, aumentando o ritmo cardíaco e a pressão arterial, mesmo que temporariamente, o que, em geral, não causa grandes problemas ao coração no longo prazo”.
“No entanto, caso o susto venha a partir de uma situação de forte estresse, ocorra de forma recorrente, e em pessoas já com alguma cardiopatia severa, pode sim agir como desencadeador para alguns problemas cardíacos”, afirma Dr. Roberto Yano.
Pessoas com doenças cardíacas estão mais propensas a danos causados por susto
“A adrenalina, hormônio liberado pelo corpo após um susto, estimula a contração dos vasos sanguíneos para melhorar a circulação sanguínea para órgãos vitais, mas isso pode ser um grande problema para pessoas com doenças cardíacas, como paciente portadores de arritmias graves, coronariopatas, e pessoas com insuficiência cardíaca”.
“O susto pode ser o gatilho para gerar descompensações e levar o paciente cardiopata a picos hipertensivos, desencadear alguma arritmia, dores no peito e, em raríssimos casos, ocasionar até um infarto do miocárdio”, alerta Dr. Roberto Yano.