O Google anunciou, nesta terça-feira (1º), o bloqueio de canais do YouTube ligados à rede de TV Russia Today e ao portal Sputinik, ambos veículos de comunicação estatais controlados e financiados pelo governo russo, em toda a Europa.
“Devido à guerra em andamento na Ucrânia, estamos bloqueando canais do YouTube conectados ao Russia Today e ao Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato. (…) Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”, diz post do Twitter do Google Europa.
A medida vem na sequência de uma série de sanções do próprio Google e da Meta, proprietária do Facebook, nos últimos dias. Na segunda-feira (28), a Meta anunciou que bloqueará os acessos do Russia Today e do Sputinik na União Europeia.
No domingo (27), o Google impediu a imprensa estatal russa de monetizar conteúdo em suas plataformas, em represália pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
“Em resposta à guerra na Ucrânia, interrompemos a monetização dos veículos financiados pelo Estado russo em nossas plataformas”, disse um porta-voz do Google, em um comunicado.
No mesmo dia, o Google também desativou temporariamente dados de tráfego ao vivo do Google Maps na Ucrânia, como as informações em tempo real sobre as condições de trânsito e quão movimentados diferentes lugares estão.