A chegada dos três reis magos é comemorada todo dia 6 de janeiro, mas a história deles é muito peculiar.
Uma das celebrações mais queridas da época festiva é o Dia dos Reis, e quem não adora a ideia de acordar uma manhã e ver presentes divertidos debaixo da árvore? Geralmente são brinquedos que as crianças, principalmente, esperam e recebem de acordo com seu comportamento anual.
Dia de Reis marca o reconhecimento das folias como patrimônio cultural
Mas esta tradição não se esgota nos brinquedos para crianças (e também para adultos), mas o Dia de Reis é uma festa com história que lhe vamos contar enquanto escreve a sua carta a Melchor, Gaspar e Baltazar.
A origem do Dia dos Reis
O Dia de Três Reis tem sua origem na Bíblia da religião católica ; no entanto, faz parte da história mundial, por isso não é apenas um dia de celebração religiosa, mas vai além. Este dia tão desejado narra a visita de três homens do Oriente chamados Melchor, Gaspar e Baltazar ao recém-nascido Jesus que se presumia ser o filho de Deus.
História do Dia dos Três Reis
A história conta que quando o menino Deus nasceu , três homens chamados magos chegaram. Trouxeram vários presentes, um de cada: ouro, incenso e mirra , juntos foi chamado de Epifania, ou seja, a manifestação de Jesus perante os povos que não o conheciam. Sim, os três reis magos usaram sua magia para deixar o mundo saber sobre o salvador.
Assim que os magos deram os presentes ao bebê , eles se retiraram seguindo a estrela de Belém, a mesma que os guiou até a manjedoura do menino. Por isso, acredita-se que a constelação formada por três astros online sejam Melchor Gaspar e Baltazar, que acompanham as crianças e seu comportamento ao longo do ano.
Por que o Dia dos Três Reis é comemorado em 6 de janeiro?
Segundo os escritos, a chegada dos Magos à manjedoura de Jesus não ocorreu durante o seu nascimento, mas 13 dias depois, o mesmo dia em que se iniciou a Epifania e se soube da existência da criança no mundo, portanto Dia de Reis. desde então é comemorado todo dia 6 de janeiro e sua “aparição” se divide em três: aos seus discípulos, ao povo de Israel e ao restante da humanidade, sendo esta última a mais importante, pois os magos ajudaram para que isso acontecesse .
O que significam as dádivas dos reis a Jesus?
Sabemos que no Dia dos Reis Magos , os três reis magos trazem presentes para as crianças e para as pessoas que se comportaram bem durante o ano. Isso remonta a quando eles trouxeram ouro, mirra e incenso para o Cristo e cada presente tem um significado especial.
Incenso : Esta é uma oferta que só foi feita a Deus, então levar um pouco para Jesus era um sinal de sua divindade.
Mirra : Isso, ao contrário, era um sinal da humanidade de Cristo e, claro, de sua missão de viver e morrer pelos homens.
Ouro : Este material foi dado apenas aos reis, o que aludia ao fato de que Jesus era o rei dos judeus.
Houve um quarto rei mago?
Muito se tem falado que o Dia de Reis deveria comemorar quatro magos e não três , pois acredita-se que Artabán viajava com Melchor, Gaspar e Baltazar. No entanto, a lenda diz que, na realidade, Artaban esperaria os reis em Borsippa, perto do Monte Ushita, sua casa, para ir com eles a Belém e encontrar o menino Deus. No entanto, isso nunca aconteceu.
Conta-se que Artabán era um homem de longas barbas e muito nobre com o dom de perceber acontecimentos que os outros desconheciam e pressentia que algo não iria bem, mas não sabia o quê. Ele carregava pedras preciosas para a criança, incluindo rubi, jade e diamantes, que guardava com ciúme, até que encontrou um homem que havia sido roubado e espancado a tal ponto que não tinha nada. Artaban deu-lhe um diamante para ajudá-lo, mas isso atrasou sua viagem e ao chegar ao seu destino encontrou um bilhete dos outros três reis dizendo que não podiam mais esperar por ele.
Diante disso, Artabam continuou seu caminho para Belém, e como era de se esperar, não havia mais sinal do menino Deus, pois seus pais haviam fugido para o Egito após a ordem de matar crianças menores de dois anos, expedida pelo rei Herodes.
A tradição do Dia dos Três Reis no Brasil
O Dia de Três Reis é uma celebração tradicional da Igreja Católica que é celebrada no dia 6 de janeiro.
6 de janeiro é conhecido no Brasil como o dia em que se desmontam os enfeites natalinos. Mas em diversas regiões do país, o Dia de Reis é marcado também por tradicionais festas populares, com cortejos, músicas e comida.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!