O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e foi criado em 1972 pela ONU com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade ambiental. A data visa mostrar que é necessário suprir as necessidades básicas e os direitos humanos sem comprometer o bem-estar das futuras gerações.
De acordo com o Relatório de Emissões Globais, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), as emissões globais de gases do efeito estufa continuam a subir. Os resultados mostram que tem muito trabalho pela frente na redução das emissões e na transição para uma economia de baixo carbono.
Por isso, o Dia Mundial do Meio Ambiente destaca a importância de intensificar nossos esforços no combate às mudanças climáticas e à degradação ambiental, incentivando a realização de iniciativas locais e globais. Estas ações podem ser desenvolvidas por cada um de nós: promover hábitos sustentáveis, rever a utilização dos recursos naturais, compartilhar informações e disseminar conhecimento.
Uma forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente é se conscientizar sobre a importância da preservação e agindo de acordo. Por isso, nesta data tão importante, faça algo para ajudar o meio ambiente – desde diminuir o consumo de água e energia até adotar bons hábitos de consumo e reduzir o lixo gerado, são formas práticas de ajudar a preservar nosso planeta.
A data Dia Mundial do Meio Ambiente
O dia 5 de junho foi definido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial do Meio Ambiente e, desde então, a cada ano, um novo tema é escolhido para que governos, empresas e cidadãos promovam manifestos e proponham medidas de preservação do meio ambiente. Em 2023, o tema é “Soluções para a poluição plástica”.
Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e do Dia da Ecologia
Os recursos naturais precisam ser preservados e as atividades humanas tem impactado o meio ambiente e, além disso, é possível perceber o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema. Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumenta as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.
Entre os principais temas discutidos também durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.
Hábitos que ajudam o meio ambiente
Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente:
1. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão nem óleo comestível no encanamento.
2. Pratique o consumo consciente. Evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.
3. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa mantenha a luz acesa apenas do cômodo que você está e na tomada só os aparelhos que estiver usando.
4. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas.
5. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho.
6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve na bolsa seu próprio copo.
7. Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto.
O que fazer para celebrar o meio ambiente e a ecologia?
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente e do Dia da Ecologia. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.
- Pintar um mural sobre a natureza;
- Ajudar a limpar uma praia;
- Fazer coisas com material reciclado;
- Plantar uma árvore;
- Fazer um mini jardim em sua casa;
- Começar a separar o lixo para ser reciclado;
- Ajudar a limpar um parque público;
- Brincar ao ar livre.
- Criar brinquedos com materiais recicláveis
- Diferenciar os diversos tipos de energias renováveis e não-renováveis e estimular a reflexão
- Promover uma caminhada junto à natureza
- Debater como tornar o ambiente que nos cerca mais ecológico e passar à ação.