Hoje segunda-feira (04), celebra o Dia de São Carlos Borromeu

Fonte: CenárioMT

SANTO CENARIO 001
Karla Neto

Nesta segunda-feira (04), é celebrado o Dia de São Carlos Borromeu, Ele é padroeiro dos catequistas e seminaristas. Os pais de Carlos Borromeu seguiram o hábito da época: entregaram-no para o serviço de Deus quando ele completou doze anos. Por uma grande felicidade, o menino tinha grande vocação religiosa e encontrou-se muito feliz no caminho do serviço a Deus.

O santo padroeiro de São João Paulo II e muito ligado à vida do pontífice polonês. São Carlos nasceu na Itália em 1538, em uma família muito rica. Ocupou altos cargos eclesiásticos, chegando a ser Arcebispo de Milão e Cardeal. Ele é padroeiro dos catequistas e seminaristas.

Os pais de Carlos Borromeu seguiram o hábito da época: entregaram-no para o serviço de Deus quando ele completou doze anos. Por uma grande felicidade, o menino tinha grande vocação religiosa e encontrou-se muito feliz no caminho do serviço a Deus. Além disso, era penitente, cheio de piedade e caridoso para com todos os pobres.

Borromeu tornou-se um estudioso aplicado e se destacou pela inteligência e sabedoria. Diplomou-se em direito canônico com apenas vinte e um anos. Seguindo os conselhos de Jesus foi utilizando todos os seus bens na construção de hospitais, albergues para os pobres, casas de formação para os sacerdotes e religiosos. Além disso, teve atuação forte no Concílio de Trento e levou adiante as reformas sugeridas por tal Concílio.

Faleceu com apenas quarenta e seis anos. Antes de morrer, proclamou-se feliz por ter seguido, em toda a sua vida, os ensinamentos de Cristo e pela graça de poder encontrar-se com o senhor de coração puro. Faleceu em 4 de novembro de 1584, estando em sua sede episcopal. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Paulo V em 1610.

Oração a São Carlos Borromeu
“Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Carlos Borromeu, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, dai-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. São Carlos Borromeu, rogai por nós.”