Hoje, terça-feira (29), celebra o Dia Nacional do Livro

Fonte: CenárioMT

LIVRO CENARIO MT
Karla Neto

Nesta terça-feira (29), é celebrado o Dia Nacional do livro, a data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

O livro é uma obra (manuscrita, impressa ou desenhada) organizada em folhas de papel encadernadas e protegidas por uma capa. Em geral, para ser considerado um livro deve ter pelo menos 50 páginas, e pode estar distribuído em vários tons ou volumes. Chama-se livro uma obra que trata sobre qualquer tema, inclusive sem palavras e só com imagens.

Quase sempre, um livro está composto por uma capa que protege as folhas, uma coluna que reúne a encadernação, folha de rosto, frente e verso, corpo da obra constituído por folhas, prefácio ou introdução, índice, capítulos e outros elementos complementários.

A literatura sempre esteve presente no mundo e é considerada uma das primeiras formas de arte desenvolvidas pelo ser humano. Inclusive, foi graças à escrita e à leitura que hoje temos conhecimento de muitos fatos que ocorreram na antiguidade, pois foi com elas que os antigos narraram fatos importantes e apresentaram, por exemplo, tradições e lendas para nós.

Mas obras literárias não são, apenas, os livros em pdf e impressos e as histórias escritas. O conceito envolve, também, histórias transmitidas de maneira oral, seja uma lenda, um conto ou qualquer outro gênero. Com o avanço tecnológico, hoje temos acesso a obras literárias nos smartphones, tablets, computadores e e-readers, mas a contação de histórias por meio da fala segue sendo realizada tradicionalmente.

Com o tempo ele vai passando por modificações como o uso de letras maiores, de pontuações, introdução de índices e de sumários, entre outros elementos que ajudam a torná-lo como o conhecemos hoje.

Para muitos, um livro pode ter um significado eu vou além de um conjunto de folhas de papel, especialmente no caso de livros impressos. Muitas pessoas podem ter um livro antigo que foi da sua avó, por exemplo, e que represente um tesouro.