Hoje, terça feira (15), celebra o Dia de Santa Teresa d’Ávila

Fonte: CenárioMT

Dia de Santa Teresa d Avila
Karla Neto

Nesta terça-feira (15), é celebrado o Dia de Santa Teresa d’Ávila, com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada “Doutora da Igreja”: Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus).

Santa Teresa d’Ávila

Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais.

Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico.

Antes de morrer, santa Teresa havia anunciado:”Após minha morte, farei cair uma chuva de rosas”.

O que chamamos de chuva de rosas são os vários milagres que aconteceram através de sua intercessão após sua morte. Por exemplo, Santa Teresa teve uma poderosa intercessão durante a Primeira Guerra Mundial.

Para que o processo de canonização fosse aberto, era necessário fossem reconhecidos e autenticados dois milagres. Um deles é a cura de Maria Pellemans, uma mulher belga vinda em peregrinação ao túmulo de Santa Teresa. Ela sofria desde 1919 de uma tuberculose intestinal.

Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita.

Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresinha nos ensina que a santidade está nas pequenas coisas, nas atividades cotidianas que fazemos com amor e que Deus chama todos à santidade, inclusive as pequenas almas.