Nessa sexta-feira (27), é celebrado Dia do Encanador e Instalador hidráulico, o encanador é um profissional indispensável nas construções de moradias e nos serviços de água e esgoto de uma cidade. É o encanador quem faz a ligação da água no canteiro, portanto, sem ele a obra não começa.
Durante a execução dos alicerces, o encanador coloca tubos de esgoto e, enquanto a laje está sendo concretada, instala o encanamento. Muitos encanadores são empregados fixos em grandes empresas ou na prefeitura. Outros são autônomos, atendendo chamados, nos apartamentos e casas residenciais e comerciais.
Os serviços que um encanador executa são: a instalação dos canos para a ligação de água e esgoto, instalação de banheiros e cozinhas com pontos de água quente e fria, rede interna de esgoto, lavatório, chuveiro, vaso sanitário, bidê ou ducha higiênica, colocação de peças sanitárias, pias, tanques e torneiras.
As instalações hidráulicas são feitas em residências, indústrias e estabelecimentos comerciais e se referem aos mecanismos que servem para abastecer, escoar e distribuir água. Isso inclui a instalação de água fria e quente, redes de esgoto, abastecimento e águas pluviais, caixas d’água e sistemas para combater incêndios.
Com base nos projetos hidráulicos, quem trabalha com instalações consegue definir os materiais que serão usados, fazer os cálculos e as montagens necessárias e realizar testes para evitar vazamentos. Em resumo, o projeto hidráulico de uma construção cuida dos detalhes relacionados a itens como sistema de encanamento, rede de esgoto e instalações diversas.
Monta, instala e conserva sistemas de tubulações de material metálico e não metálico de alta e baixa pressão para condução de ar, água, gás, vapor, esgoto, soluções químicas e outros fluídos em edifícios, laboratórios e outros locais.