Nesta sexta-feira (25), é celebrado Dia da Construção Civil, a data foi escolhida próxima ao dia de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, e homenageia todos os profissionais ligados direta e indiretamente a esse importante segmento da economia brasileira.
A construção civil, por ser intensiva de mão de obra, muito pode contribuir para a geração de emprego e renda no País. Além de fortalecer a economia, o setor é também capaz de proporcionar desenvolvimento social.
É um dos setores mais importantes para o desenvolvimento social e econômico de um país. Por meio de projetos e obras, os trabalhadores da construção civil constroem casas, escolas, hospitais, estradas e outras infraestruturas essenciais.
A data é celebrada em outubro por causa de São Judas Tadeu, padroeiro da profissão, que tem um dia no mês em sua memória, o dia 28.
Além de homenagear os profissionais da construção civil, a data também é voltada para a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho, pois o setor é um dos que mais registram acidentes laborais no Brasil.
Investir na segurança, com cursos de prevenção de acidentes e fornecimento de EPIs, é papel fundamental das empresas do ramo para preservar a saúde e a vida dos trabalhadores.
De qualquer forma, independente do dia, o importante é lembrar que o trabalhador da construção civil tem papel significativo na sociedade e no campo econômico.
Sem o empenho desses profissionais, a vida como se conhece hoje seria muito diferente. Por isso, é fundamental reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais no Dia do Trabalhador da Construção Civil.