Na mitologia cristã e na judaica, um pombo-branco é um símbolo da paz. Isso vem do Antigo Testamento: um pombo teria sido solto por Noé depois do dilúvio para que ele encontrasse terra. O pombo então volta carregando um ramos de oliveira em seu bico e Noé constata que o Dilúvio havia baixado e que novamente havia terra para o Homem. (Gênesis 8:11).
Isso simbolizava que Deus havia terminado a sua “guerra” contra a humanidade. O aparecimento do arco-íris (Genesis 9:12-17) ao final da história do Dilúvio também representa a paz, por onde Deus direciona o seu “arco” contra si mesmo, um antigo sinal de cessão de hostilidade. A pomba branca é um símbolo mundial da paz e em celebrações mundo afora relacionadas à paz é muito comum a presença dessa ave.
No entanto, o significado da pomba branca vai muito além. Além de simbolizar paz, ela representa pureza, inocência, amor e esperança. No Antigo Testamento a pomba aparece como símbolo da paz e do perdão de Deus, como vemos em Gênesis 8, 8-12: a pomba solta por Noé volta à arca trazendo um ramo de oliveira, anunciando que as águas do dilúvio tinham baixado e que a terra era novamente habitável para o ser humano.
Em tempos de guerras, onde conflitos violentos se espalham pelo mundo, a humanidade sempre evoca uma ave para representar o espírito da paz: a pomba branca. Mas de onde vem a ligação da espécie com a busca por dias melhores? A origem dessa história tem relação com a religião, já que a pomba é mencionada em dois momentos na Bíblia.
A primeira citação é no Velho Testamento, no capítulo 8, do livro de Gênesis. Enquanto espera pelo fim do dilúvio, Noé envia uma pomba mensageira para ver se há terra firme. A princípio, a ave não encontra lugar para pousar, mas sete dias depois é solta novamente e retorna para a arca com um ramo de oliveira no bico. Essa passagem bíblica representa a paz entre os homens e Deus.
A segunda menção é no livro do Novo Testamento. Durante o batismo do Messias, o Espírito Santo se manifesta na imagem de uma pomba, simbolizando que Jesus é o escolhido de Deus. “Nessas duas ocasiões em que a ave aparece, ela representa um tempo melhor, uma boa nova, um tempo de esperança que está por vir”, explica Vinicius França da Silveira, filósofo e doutor em literatura pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Mas por que a pomba era branca?
Na filosofia, o uso dessa cor na história do pensamento ocidental está sempre relacionado à luz. “Na bíblia não havia menção à cor da pomba, então, a cor branca é associada ao esclarecimento, a uma ideia de pureza e inocência, em oposição a escuridão, que representaria as dificuldades. Isso vem desde a antiguidade com Platão e o mito da caverna”, lembra Vinicius.
Ele ressalta ainda que a ideia da luz como algo positivo relacionada à cor branca é uma construção, até porque Hegel, filósofo alemão do século XIX, vai dizer que o excesso de luz pode cegar.