Nesta sexta-feira (18), é celebrado o Dia de São Lucas, evangelista viveu no século I da era cristã. De pagão, converteu-se a cristão através do apóstolo Paulo. Escreveu, depois de Mateus e Marcos, o terceiro Evangelho de Jesus Cristo.
Dia de São Lucas
Lucas é um dos quatro evangelistas. O seu Evangelho é reconhecido como o do amor e da misericórdia. Foi escrito sob o signo da fé, nos tempos em que isso podia custar a própria vida. Mas falou em nascimento e ressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade.
Considerado o padroeiro dos médicos, cirurgiões e artistas, São Lucas “Evangelista” é uma das figuras santas mais veneradas pelo cristianismo, em diversas doutrinas, como a católica, ortodoxa, anglicana, protestante e luterana.
Teria sido discípulo do apóstolo de Jesus Cristo, São Paulo, que o chamava de “Lucas, o amado médico”, devido a sua personalidade carismática.
É possível perceber a característica mais original do Evangelho de Lucas graças aos seis milagres e às dezoito parábolas, que não encontramos nos outros Evangelhos. Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus.
Exerceu a profissão de médico, conforme se lê no novo testamento da Bíblia Sagrada em Colossenses, capítulo 4, versículo 14. Em homenagem ao médico Lucas, estabeleceu-se o dia 18 de outubro (dia em que se celebra a sua memória) como sendo o Dia do Médico.
Além disso, São Lucas ainda era um talentoso pintor, considerado o padroeiro dos artistas devido ao seu talento. Era chamado pelos cristãos orientais de “médico pintor”.