Hoje, sexta-feira (04), celebra o Dia Mundial dos animais

Fonte: CenárioMT

Imagem do WhatsApp de 2024 10 04 as 10.26.16 79938874
Karla Neto

Nesta sexta-feira (04), é celebrado o Dia Mundial dos animais. Esta é uma data muito importante para a defesa dos bichinhos, já que funciona como um alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente.

Origem. A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais.

Nos dias atuais, essa conscientização precisa ir muito além dos cuidados básicos com os cães e gatos, devendo servir também para que a sociedade comece a olhar para o impacto de suas ações no meio ambiente como um todo, e consequentemente, na vida dos animais que com ela convivem. A preservação da fauna e da flora tornou-se uma questão de sobrevivência para o ser humano, sendo necessário modificar os hábitos e as relações de consumo, ampliar a reutilização e renovação dos recursos naturais e gerenciar o descarte de resíduos no ambiente, para por fim, transformar a relação homem-natureza com o objetivo de que ela seja compatível e sustentável.

Mesmo com a existência da data comemorativa, os direitos dos animais só foram reconhecidos muito tempo depois, em 1978, com a Declaração Universal dos Direitos dos Animais da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse documento convida à reflexão sobre o caminho a ser seguido no que tange à defesa e proteção dos animais. Confira abaixo os seus 14 mandamentos:

Portanto, não temos o direito de exterminar ou explorar os outros animais, mas devemos usar nossa consciência a serviço deles. Devemos assim proteger e evitar que os bichos sejam submetidos a maus tratos ou crueldades. Os animais têm o direito de viver livremente no seu habitat natural e se reproduzir.

Para ajudar a defender esses direitos, existem várias associações de defesa dos animais. No Brasil, a Lei de Crimes Ambientais proíbe e atribui penas a quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Por falar nisso, no nosso país, há mais de 250 espécies de animais ameaçados de extinção. São pererecas e rãzinhas, aranhas, vários tipos de pica-pau, de tico-tico, pintassilgos, lagartos e camaleões, tartarugas cascudas, além de mamíferos grandes como a onça-pintada e o lobo-guará.