No dia 23 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Profissional Técnico – que se popularizou como Dia do Técnico Industrial –, instituído pela Lei nº 11.940 sancionada pelo presidente interino José Alencar em 19 de maio de 2009, ano do centenário da criação das primeiras escolas de aprendizes artífices. São valorosos profissionais, que tanto trabalharam ao longo das décadas e que, a cada dia, colaboram incisivamente para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Nesta data, celebramos a importância dos técnicos (as) industriais para o progresso econômico e social do país.
Os técnicos das mais diversas áreas são profissionais que movimentam a indústria e contribuem para a construção de uma sociedade protegida.
Técnicos Industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e Decreto nº 90.922/1985, devidamente habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, empregadores autônomos ou prestadores de serviços.
A data foi oficializada com a criação da que adotou este dia como uma referência à assinatura do decreto de criação de 19 escolas de Aprendizes Artífices, pelo então presidente Nilo Peçanha, em 23 de setembro de 1909 – um marco para a historiografia da profissão.
O ensino técnico vem ganhando novos espaços e conquistando muito mais confiança em todas as áreas, já que a alta demanda dos setores produtivos por profissionais com nível técnico atribui um novo valor a estes profissionais.
Formados em cursos regulares que objetivam capacitá-los com conhecimentos teóricos e práticos em suas devidas áreas de atuação, os Técnicos Industriais contam com uma grande quantidade de modalidades voltadas para o setor técnico e tecnológico de acordo com suas preferências profissionais, que oferecem excelentes oportunidades de inserção imediata no mercado de trabalho.